Política Titulo São Caetano
Fabio Palacio asfalta candidatura para 2018

Terceiro colocado na disputa pelo Paço de S.Caetano, vereador projeta ascensão política

Por Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
16/11/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Terceiro colocado na disputa pela Prefeitura de São Caetano e sem mandato a partir do ano que vem, o vereador Fabio Palacio (PR) começa a asfaltar projeto político visando às eleições de 2018. O parlamentar nega qualquer definição sobre o assunto, mas vê sua votação do dia 2 de outubro – teve 19.291 sufrágios – render frutos para o próximo pleito.

Palacio também vislumbra herdar espaço deixado por atuais deputados estaduais de seu grupo político que foram eleitos prefeitos neste ano, como o parlamentar paulista Orlando Morando (PSDB), de São Bernardo, podendo tornar-se um dos principais nomes a suceder o tucano. Outro quadro da região que deixará a Assembleia Legislativa a partir do ano que vem é Atila Jacomussi (PSB), eleito prefeito em Mauá no segundo turno.

“Estou muito feliz com o resultado da eleição (em São Caetano). Nós trabalhamos para vencer, mas mesmo com uma campanha menor que a do Paulo (Pinheiro, PMDB, atual prefeito, que perdeu a reeleição) e de (José) Auricchio (Júnior, prefeito eleito, PSDB), tivemos uma votação muito positiva”, frisou o republicano, que avaliou ser “cedo” para decidir seu futuro político. “Tudo no seu tempo. A gente acabou de sair de um processo e é necessário um período de maturação para, então, a gente pensar num caminho correto para 2018”, despistou.

O histórico eleitoral de candidatos a deputado por São Caetano não é dos melhores. O último representante da cidade na Assembleia foi Marquinho Tortorello (ex-PPS, hoje PTB), eleito pela primeira vez em 1998 e reeleito em 2002. Hoje o filho do prefeito Luiz Tortorello (morto em 2004) amarga ostracismo político. No cenário federal, o retrospecto é mais pessimista: o último deputado federal eleito pela cidade foi Jair Meneguelli (PT), em 1998.

Por conta desse cenário, a estratégia é tentar lançar candidatura regional, com apoios de figuras do Grande ABC, o que ajuda a extrapolar o eleitorado de São Caetano, hoje de 128.454 pessoas.

CARGOS
Próximo de Morando e do prefeito eleito em Santo André, Paulo Serra (PSDB), Palacio é cotado para assumir cargo no secretariado dos tucanos, o que ele também afasta qualquer decisão sobre o assunto. Ventila-se ainda a possibilidade de o republicano integrar o Consórcio Intermunicipal. Tudo vai depender da movimentação pró-Morando, nos bastidores, para alçar o tucano ao comando do colegiado de prefeitos a partir do próximo ano. Atual mandatário do órgão, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), faz lobby para garantir o chefe do Executivo de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (PSDB), ao posto. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;