Esportes Titulo Seleção
Tite faz estreia na Seleção ante Equador, segundo nas Eliminatórias

Treinador do Brasil admite grande desafio
para duelo em Quito e promete ‘jogo construído’

Por Felipe Simões
Do Diário do Grande ABC
01/09/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
MoWA Press


Tite faz hoje, às 18h (de Brasília), contra o Equador, em Quito, sua estreia na Seleção Brasileira em jogo válido pela sétima rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. Além de ter a missão de fazer o Brasil jogar bom futebol, o treinador tem como objetivo urgente devolvê-lo à zona classificatória – avançam os quatro primeiros, e a equipe está em sexto, com nove pontos, fora até mesmo da repescagem, à qual vai o quinto.

“Desde o início da minha carreira sempre tive pressão. Hoje é maior. Sei da minha responsabilidade. Estou mais tranquilo, mas ansioso”, afirmou Tite.

O desafio é grande. O adversário é vice-líder da competição (13 pontos), tem o melhor ataque (12 gols), e atua em casa, onde não perde há 11 jogos pelas Eliminatórias. Mesmo assim, Tite deve ter time agressivo – sua proposta é ter seis jogadores na ação ofensiva, revelada na explicação da escalação de Gabriel Jesus como centroavante.

“O Gabriel Jesus é o goleador do (Campeonato) Brasileiro atuando como jogador terminal (centroavante). Essa é a minha ideia: dar função para os atletas. E ter sempre seis na ação ofensiva”, disse. “A ideia é de um jogo mais construído, com um time mais compacto. Lateralmente e em profundidade”, completou.

Outro desafio para a Seleção é a altitude de Quito, que fica 2.850 metros acima do nível do mar. No entanto, para o capitão Miranda, o fato não deve ser complicador.

“Estamos aqui há três dias para a adaptação (à altitude). Acredito que não vamos ter problema”, disse o zagueiro.

Miranda herda braçadeira hoje; técnico deixa função em aberto

O Brasil terá na partida de hoje um novo capitão. O zagueiro Miranda herda a faixa de Neymar, que exercia a função desde o fim da Copa do Mundo, sob o comando do técnico Dunga. Mas Tite avisou que pode realizar mudanças no futuro.

“Miranda tem esse perfil (de líder), assim como uma série de jogadores. Possivelmente nas outras partidas outros atletas possar pegar essa capitania”, afirmou Tite.

“A Seleção tem vários líderes e mais uma vez terei a felicidade de representá-los com a braçadeira de capitão”, afirmou Miranda.

Neymar vinha sendo questionado pelo temperamento explosivo em campo quando deveria ser um líder.

A principal atitude questionável de Neymar foi quando chutou a bola em um jogador colombiano após o término de partida entre as seleções na Copa América de 2015, que lhe rendeu suspensão de quatro partidas. Após a conquista do ouro nos Jogos Olímpicos, ele abriu mão da braçadeira de capitão.

Com Messi, Argentina pega Uruguai de olho na liderança

O destaque da rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 é o clássico entre Argentina e Uruguai, às 20h30, no Estádio Malvinas Argentinas, em Mendoza. A partida é especial porque, além de valer a liderança da competição – os uruguaios estão na ponta, com 13 pontos, e os argentinos, em terceiro, com 11, precisam torcer pelo Brasil hoje –, marca o retorno de Lionel Messi à seleção hermana após anunciar sua aposentadoria e voltar atrás e a estreia do técnico Edgardo Bauza, ex-São Paulo.

Além disso, será a primeira vez que Messi enfrentará Suárez desde que os dois jogam juntos no Barcelona, há dois anos.

Outra partida importante é o confronto entre Paraguai e Chile, às 21h, no Estádio Defensores Del Chaco, em Assunção. Em quarto, com dez, os chilenos querem se manter entre os quatro classificados, enquanto o Paraguai, em sétimo, com nove, busca entrar no grupo.

A rodada também tem os duelos Bolívia x Peru (17h, em La Paz) e Colômbia x Venezuela (17h30, em Barranquilla).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;