Cultura & Lazer Titulo
Sapopemba canta no Ensaio de amanhã
Do Diário do Grande ABC
25/06/2011 | 07:03
Compartilhar notícia


Com o resgate da cultura folclórica brasileira e africana, José Silva dos Santos, o Sapopemba, apresenta-se amanhã, às 23h, no programa de Fernando Faro, o 'Ensaio', da TV Cultura.

Motorista da Prefeitura de Santo André, Sapopemba lançou seu primeiro disco solo em 2009, com participação da Orquestra Heartebreakers, cuja direção é de Guga Stroeter. Em 2004 ele havia participado de um álbum da formação, entoando tradicionais cantigas de louvor aos orixás. No disco novo, trouxe músicas de autoria própria que passeiam por estilos como congada, coco, samba de roda e moçambique.

No programa, acompanhado da Heartbreakers, Sampopemba apresenta canções como 'Esmola', 'São Benedito', 'Eu Reuni Meu Povo', 'Meu Maracatu', 'Vamo Samburá', 'Iemanjá' e 'Zé Pilintra'.

Stroeter, que produziu o disco, participa do programa comentando sobre o trabalho e sobre as tradições das canções que serão apresentadas.

Alagoano, Sapopemba pegou o apelido quando saiu de sua terra para morar no bairro paulistano de mesmo nome. Já faz quase quatro décadas que o músico mudou-se da Capital para Santo André. Acostumado à cultura popular desde criança, ele aproximou-se da música aqui no Grande ABC, quando acompanhava o grupo Abaçaí e foi convidado a participar do show. O vozeirão e a intimidade com a música chamaram atenção de todos. Desde então, passou a integrar o grupo. E nunca mais deixou de se dedicar à música.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;