Política Titulo Mauá
Suplente do PT, Dario vai questionar cadeira de Rogério Santana na Justiça

Petista volta a assumir mandato, mas reivindicará vaga de dissidente

Por Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
16/11/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Terceiro suplente de vereador da coligação PT-PSB em Mauá, Dario Duarte Coelho promete reivindicar a cadeira de Rogério Santana (sem partido) na Justiça Eleitoral. O parlamentar deixou o PT recentemente, mas ainda não teria oficializado ingresso na Rede Sustentabilidade, o que abriria brecha para o ex-petista ter o mandato cassado por infidelidade partidária.

Dario assumirá nos próximos dias a cadeira de Paulo Suares (PT), que será confirmado hoje como novo superintendente da Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá). Apesar do retorno, se conseguisse o direito de ocupar a cadeira de Rogério, teria chances de exercer a vereança até o fim da legislatura, em 2016.

O primeiro suplente, Luiz Alfredo dos Santos Simão (PSB), é atual secretário de Habitação, mas deve retornar à Câmara nos próximos meses para disputar a reeleição. A legislação exige que figuras públicas que ocupam postos no governo, e que queiram disputar eleições, se desincompatibilizem dos cargos seis meses antes do pleito. Ou seja, mesmo retornando ao Legislativo, Dario terá de ceder a vaga ao socialista até abril.

O segundo suplente, Rômulo Fernandes (PT), é chefe da Arsep (Agência Reguladora de Serviços Públicos), mas já há negociação para que o petista permaneça no posto até o fim do governo, abortando o projeto à reeleição.

“Não tenho nada contra a pessoa do Rogério, muito pelo contrário. Mas a (executiva) estadual do PT entende que deve exigir o mandato de quem deixar o partido. E assim estamos fazendo”, explicou Dario. “Assim como ele teve direito de voltar ao mandato, que eu ocupava como suplente, quando deixou a secretaria , eu vou buscar o direito de ter a vaga que é do PT”, acrescentou.

Dario já havia ocupado neste ano a cadeira de Rogério, que era secretário de Serviços Urbanos do governo do prefeito Donisete Braga (PT). Com a saída do PT, Rogério deixou a administração e retornou ao Legislativo, mas seu nome ainda aparece sem filiação partidária no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Procurado pelo Diário, Rogério Santana não retornou aos contatos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;