Política Titulo Representação
Bete Siraque aciona MP após fechamento de duas escolas em Santo André
Por Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
05/11/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


A vereadora de Santo André Bete Siraque (PT) ingressou com representação no Ministério Público contra o governo do Estado, após o fechamento de duas escolas estaduais no município, que foram inseridas no plano de reorganização, elaborado pela Secretaria Estadual de Educação.

Em ação impetrada na Promotoria de Justiça do Estado, Bete solicita impedimento da determinação do governo estadual, além de questionar vários itens do novo plano educacional.

No município, a EE Valdomiro Silveira, no Jardim Silvana, e a EE Professor José Augusto de Azevedo Antunes, no bairro Casa Branca, encerrarão suas atividades a partir de 2016 e terão seus prédios disponibilizados para o Centro Paula Souza ou para a Prefeitura para fins educacionais.

“Na semana passada realizamos audiência pública, com a presença de várias entidades do setor e, desse encontro, ficou estabelecido que uma das ações seria acionar o MP, principalmente pela falta de transparência da Secretaria de Educação”, pontuou a parlamentar.

O Estado não detalhou quantos alunos e professores da região serão afetados com a reestruturação, o que levou Bete a adicionar questionamento, cobrando impacto com a implementação do plano.

“Primeiramente foi comentado que ocorreria o fechamento de seis escolas e depois se concretizou em duas. Não entendo essa falta de transparência da gestão. Recebi uma mãe no meu gabinete que mostrou uma ficha de seu filho. No documento, pede que se assinale a alternativa de qual escola vai estudar no ano que vem. Quer dizer, um absurdo jogar essa responsabilidade aos pais”, acrescentou a petista.

A Secretaria de Educação informou que a reforma atingirá 1.464 escolas (das 5.147 unidades existentes) de 162 municípios e provocará a transferência de 311 mil alunos no Estado (8,2% do total de alunos). O processo de reorganização deixará três prédios ociosos em Ribeirão Pires, um em São Bernardo, além do dois em Santo André. A lista contém 94 unidades em São Paulo.

A Pasta de Educação e a Diretoria Regional do Ensino de Santo André informaram que ainda não foram notificadas pela ação da vereadora.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;