Esportes Titulo Brasileirão
Peixe vence Verdão em prévia de final e retoma lugar no G-4

Thiago Maia e Ricardo Oliveira fazem Alvinegro chegar aos 53 pontos; Santos mostra mais preparo que o rival para decisão da Copa do Brasil

Por Márcio Donizete
Especial para o Diário
02/11/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Na considerada prévia da final da Copa do Brasil, o Santos se saiu melhor. Ontem, na Vila Belmiro, o Peixe bateu o Palmeiras por 2 a 1 pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro e recuperou a vaga no G-4 que havia perdido para o São Paulo no sábado. Agora, o time tem 53 pontos, em quarto. Já o Verdão é o nono e começa a se afastar da briga, com 48.

Com gramado pesado por conta das chuvas na Baixada Santista ontem, os times sofreram com a adaptação no início da partida. Muitos jogadores escorregavam e davam chance de o outro time organizar algum contra-ataque.

Dorival Júnior preferiu manter Marquinhos Gabriel entre os titulares e Geuvânio como opção, o que deu ao Santos ofensividade, velocidade e mais poder de fogo que o rival. Aos 21 minutos, Ricardo Oliveira quase marcou em jogada pela direita. Aos 27, o Alviverde cedeu à pressão. Em linda triangulação que começou com Lucas Lima, Zeca foi à linha de fundo, recebeu, e cruzou para Thiago Maia, como elemento surpresa, fuzilar Fernando Prass: 1 a 0.

Fisicamente, o Palmeiras sentiu mais o desgaste e prova disso foi Lucas, que passou mal e foi substituído aos 36 por João Pedro. No fim, os visitantes quase empataram em duas ótimas oportunidades: a primeira com Matheus Sales, que recebeu na entrada da área de Robinho e mandou no travessão após desvio em Gustavo Henrique. E a segunda com Robinho, que bateu errado e, mesmo assim, por pouco a bola mascada não encobriu Vanderlei.

Ainda teve tempo de Gabriel quase ampliar no último lance da primeira etapa. O são-bernardense driblou Prass e tocou para o gol, mas Vitor Hugo salvou. Na volta, sem goleiro, o camisa 10 mandou para fora.

Na etapa final, o Verdão começou desligado e sofreu as consequências. Logo aos três minutos, Gabriel cruzou da direita e o artilheiro Ricardo Oliveira cabeceou sem chances para Fernando Prass: 2 a 0. Foi o 20º gol do camisa 9 no Brasileirão e o 36º na temporada.

O Alviverde se atirou para o ataque e descontou com Dudu, aos 29, em tabela com Lucas Barrios. O Santos pareceu ter sentido o baque e o Verdão, na base do abafa, tentou empatar, mas sem sucesso. No fim, Cristaldo foi expulso e prejudicou o Palmeiras.

Artilheiro se torna algoz do Alviverde

Quando Ricardo Oliveira enfrenta o Palmeiras na Vila Belmiro é sinônimo de gol e vitória. O Verdão virou alvo para o camisa 9 desde seu retorno ao clube.

Ontem, pelo Brasileirão, ele somou três jogos neste ano na casa santista, com três gols marcados, média de um por partida. Sempre que o jogador de 35 anos balança as redes o Peixe também vence – 2 a 1 e 2 a 0, pelo Paulistão, e 2 a 1, pelo Brasileiro.

Autor do segundo tento no triunfo de ontem, Oliveira ampliou vantagem na artilharia do Campeonato Brasileiro, agora com 20 gols. Questionado sobre seu momento com a camisa santista – ele foi o goleador no Paulista, com 11 bolas nas redes, e começou a ser convocado pelo técnico Dunga para a Seleção –, o atleta mostra desconforto e diz estar cumprindo o que prometeu no início do ano.

“Eu sempre acreditei. Quem não acreditava em mim são os de fora. Não sei por que vocês (imprensa) voltam nesse ponto”, afirmou, em tom de desabafo.

“Eu cheguei em janeiro e falei em coletiva que brigaria por artilharia, para ser campeão e que marcaria meu nome no Santos. Acredito que a incredulidade impera por parte de alguns. Eu sempre falei, vim para marcar história”, complementou o centroavante alvinegro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;