Economia Titulo
Grécia espera neste domingo decisão do BCE sobre liquidez bancária
Por
28/06/2015 | 08:13
Compartilhar notícia


A Grécia esperava com ansiedade neste domingo uma decisão do Banco Central Europeu (BCE) sobre se a instituição estenderá a assistência de liquidez de emergência para que os bancos gregos possam se financiar no banco central do país.

Muitos gregos preocupados continuavam fazendo filas neste domingo diante de caixas automáticos, após o primeiro-ministro convocar na madrugada do sábado um plebiscito sobre a proposta financeira dos credores do país em troca de mais ajuda. A iniciativa do primeiro-ministro, Alexis Tsipras, surpreendeu os parceiros europeus de Atenas e gerou mais incertezas no cenário para o país.

Caso o BCE decida nesta domingo não incrementar a liquidez de emergência, que agora é de quase 90 bilhões de euros (US$ 100 bilhões), os bancos gregos ficarão em breve sem dinheiro e é provável que sejam impostas restrições sobre as transações.

O Parlamento grego aprovou a petição de Tsipras para organizar um plebiscito e a votação ocorrerá em 5 de julho. Fonte: Associated Press.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;