Política Titulo Diadema
Marcos Michels pode não concorrer à reeleição e assessores disputam vaga

Posto do primo do prefeito diademense é discutido entre escudeiros

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
27/04/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


A possível desistência do secretário de Governo e Educação em Diadema, Marcos Michels (PV), em disputar reeleição à Câmara no ano que vem abriu concorrência entre quatro assessores antigos do prefeito Lauro Michels (PV).

Pleiteiam internamente o posto o diretor-presidente da Fundação Florestan Fernandes, Joeder de Souza (PP), Edemilson Batista, o Bahia (PV), Antonio Osório Monteiro, o Toninho do Gazuza (PSDB), e Cristiane Assis Constância, a Cris (PV).

Comenta-se pelos bastidores que nome em consenso é discutido entre os postulantes, mas que ninguém deve ceder. Escudeiros de Lauro desde período de vereança (2005 a 2012), os políticos são conhecidos “por confiança” da família Michels.

Dentre os quatro, Joeder tem o nome destacado há mais tempo na política local – preside o PP municipal, por exemplo. No entanto, chegou a negar no mês passado possível candidatura.
Marcos, que é primo de Lauro, não chegou a exercer cargo de vereador – foi alçado ao Executivo em janeiro de 2013, sendo substituído pelo suplente Zé do Bloco (PV).

O futuro do secretário é cercado de mistério. Já foi cogitada possível migração partidária para fortalecer arco de aliados na construção da chapa majoritária encabeçada por Lauro. O partido especulado foi o PSB, que, depois de caminhar junto com o governo do PV em quase dois anos de gestão, anunciou oposição.

No Paço, Marcos é conhecido como um dos principais articuladores do governo, sendo responsável por muitas costuras de apoio à base aliada.

O principal empenho do governo Michels é arrematar o máximo de aliados, tendo em vista que, além do PSB, Lauro perdeu apoio do PMDB, que é representado pela vereadora Cida Ferreira, e do PTB, cujo rompimento foi escancarado pelo presidente estadual da legenda, o deputado estadual Campos Machado, após entender como desrespeito o tratamento dado por Lauro à sua correligionária, a vice-prefeita Silvana Guarnieri.

Como certo, o verde tem amarrado o apoio do PSDB, que exerce na administração comando das Pastas de Finanças, com Francisco José Rocha, e da Saúde, com o ex-prefeito José Augusto da Silva Ramos. Além disso, Lauro apoiou incisivamente vitória de José Dourado (PSDB) na eleição pela presidência da Câmara. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;