Cultura & Lazer Titulo Teatro
Peça mostra poder transformador da arte
Por
23/09/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Thiago Fragoso estremeceu quando assistiu, na Broadway, à peça "Rock'n'Roll", a mais recente do aclamado dramaturgo Tom Stoppard. "O texto nada corriqueiro, as referências históricas bem colocadas, o incrível uso das músicas, enfim, era algo tão completo que senti uma necessidade visceral de montar o espetáculo no Brasil", conta o ator que, ao retornar, descobriu que os direitos já tinham sido vendidos. A decepção, porém, foi curta, pois ele logo foi convidado a participar da montagem nacional que, depois de uma aclamada temporada carioca, estreia na sexta-feira no Teatro Paulo Autran no Sesc Pinheiros.

Trata-se de um espetáculo de fôlego, pois, embora não seja um musical, vale-se do rock'n'roll como ferramenta para mostrar a desestruturação do comunismo no Leste Europeu. Ambientada entre 1968 e 1990, a peça acompanha a transformação de Max (Otávio Augusto), professor essencialmente marxista da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, onde estuda Jan (Fragoso), aluno tcheco do qual Max é o mentor. Como vivem em realidades distintas, no entanto, a rachadura é inevitável - afinal, Jan é apaixonado pelo rock, enquanto Max idolatra Marx.

Autor de peças renomadas como Rosencrantz e Guildenstern Estão Mortos, Stoppard considera o texto uma autobiografia parcial. Afinal, nascido em 1937 na então Tchecoslováquia, ele ganhou a cidadania britânica oito anos depois, quando sua mãe casou-se com um major inglês. Assim, Rock'n'Roll busca mostrar o que teria sido sua juventude se tivesse continuado a viver na Tchecoslováquia.

"Max é um homem arrogante, que termina sozinho pois não aceita que seu mundo esteja desmoronando", comenta Otávio Augusto. "Stoppard utiliza o rock para mostrar que a música é mais potente que uma discussão acadêmica", observa Felipe Vidal, que dirige a montagem ao lado de Tato Consorti.

Stoppard trata do período que vai da invasão soviética à Tchecoslováquia em 1968 até a queda do muro de Berlim em 1989, por meio de poderosa trilha sonora - são 23 canções clássicas, que variam de Golden Hair, de Syd Barrett, e I'll Be Your Baby Tonight, de Bob Dylan, a Satisfaction (Rolling Stones) e Sweet Child'O'Mine (Guns'n'Roses). "A música representa a ruptura de barreiras ao longo daqueles anos", acredita Consorti.

Rock'n'Roll - Teatro. Estreia sexta-feira, às 21h, No Teatro Paulo Autran (Sesc Pinheiros) - R. Paes Leme, 195. Tel.: 3095-9400. Sexta e sábado, às 21h; domingo, às 18h. Ingr.: R$ 20. Duração 180 min. Até 18 de outubro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;