Cultura & Lazer Titulo
Quatro grandes brigam por três vagas nas semifinais do Paulista
Fernando Cappelli
19/03/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Com apenas quatro rodadas para o fim da primeira fase do Campeonato Paulista, as estatísticas de classificação para a próxima fase já começam a despontar com maior precisão entre os especialistas.

 As chances divulgadas pelos matemáticos são obtidas por meio de probabilidades. A partir de simulações de todos os jogos ainda não realizados, são calculadas as possibilidades de cada um dos times.

 Com uma das vagas praticamente assegurada pelo líder Guaratinguetá, que tem mais de 97% de chance de passar para a segunda fase, restam apenas três lugares para compor o grupo semifinalista.

 De acordo com os matemáticos Marcelo Leme de Arruda e Tristão Garcia, os quatro grandes seguem vivos. Com a vitória sobre o São Paulo, o Palmeiras, atual vice-líder, está bem perto da classificação e fez o Tricolor ainda correr riscos de ficar de fora. O time do Morumbi está em sétimo lugar.

 Já o Corinthians, quarto colocado, precisa basicamente de duas vitórias e um empate.

 No Santos, a situação é mais complicada. Mesmo com a boa ascensão, a equipe precisará vencer os quatro jogos restantes para conquistar uma das vagas.

 O São Caetano, por sua vez, pagou pela irregularidade na competição. Após um bom começo, a equipe do Grande ABC não conseguiu se encontrar na competição e não tem mais chances reais de passar para a segunda fase. O matemático Marcelo Leme de Arruda ainda prevê cerca de 2,3% de chance de rebaixamento para a equipe do técnico Pintado.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;