Turismo Titulo
Devoção em Minas Gerais
Christiane Ferreira
Do Diário do Grande ABC
13/03/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


Destino de muitos turistas que apreciam a arte sacra e o estilo barroco de artistas renomados, como Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, ou Manoel da Costa Ataíde, as Cidades Históricas de Minas Gerais trazem uma programação cheia de devoção e fé.

Em Ouro Preto, as celebrações ficam sob a responsabilidade da Paróquia do Pilar. No domingo de Páscoa, pétalas, serragens coloridas, palha de café, vidrilhos se transformam em obras de arte no tapete de dois quilômetros que cobre as centenárias ladeiras da cidade e liga a Matriz do Pilar, no Centro, à Igreja do Senhor Bom Jesus dos Matozinhos.

Em Mariana, primeira capital do Estado, encenação pública, procissões e celebrações de missas fazem parte da programação. No dia 19, às 18h, haverá uma missa no Salão Comunitário Santo Antônio, seguida da Procissão de Nossa Senhora das Dores para a Catedral.

Preservando antigas tradições, na Catedral do Pilar, em São João del-Rei, as músicas são tocadas e cantadas em latim. Um dos principais momentos da Semana Santa é a Descida da Cruz, realizada na sexta-feira na escadaria da Igreja de Nossa Senhora das Mercês. Em seguida, segue a Procissão do Enterro, com acompanhamento de cerca de 15 mil pessoas.

Em Congonhas, a cidade dos 12 profetas do mestre Aleijadinho esculpidos na frente da igreja, apresentações de grupos cênicos e procissões passam por vários pontos da cidade, com as ruas enfeitadas por tapetes feitos de serragem, pinturas e flores. Já em Diamantina, a tradicional Guarda Romana promove brilho às procissões.

OUTROS

Em Serro, a 326 quilômetros de Belo Horizonte, a programação conta com procissões, missas e adoração ao Santíssimo. No dia 21, o Grupo Marte encena a Paixão e Morte de Cristo em via-sacra pelas ruas da cidade.

Já no Oeste do Estado, em Oliveira, o destaque é a Procissão do Encontro, na terça-feira, dia 18, a partir das 20h.

Em Jaboticatubas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a festa religiosa começa no domingo de Ramos, dia 16, com a Bênção dos Ramos na Praça Nossa Senhora da Conceição, às 17h30, e termina no Domingo de Páscoa com a Caminhada de Fé e Honra ao Triunfo de Maria e Celebração Eucarística.

No Sul de Minas, nas cidades de Brazópolis e Maria da Fé, as comemorações seguem com costumes tradicionais. Na primeira, o grupo Teatro Amador Brazopolense se apresenta dia 19, o Encontro de Jesus Cristo com Maria Santíssima e no dia 22 a encenação Ressurreição de Cristo. Já em Maria da Fé, dia 22, haverá a via- sacra.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;