Setecidades Titulo Iluminação
Santo André amplia Banho de Luz

Prefeitura irá trocar 956 pontos de luz até dezembro; entorno do bairro Jardim será beneficiado

Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
06/09/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


A partir da semana que vem, a Prefeitura de Santo André irá expandir o programa Banho de Luz, cujo objetivo é melhorar a iluminação pública na cidade. A próxima etapa do plano prevê a troca de 956 luminárias e lâmpadas no entorno do bairro Jardim, do Terminal Oeste de ônibus e do campus da UFABC (Universidade Federal do ABC), além do Núcleo Lamartine e Rua dos Ciprestes. As substituições devem ser terminadas até dezembro.

Desde janeiro, quando o programa foi anunciado, 564 pontos de luz já foram trocados nos arredores da Vila Guiomar, serviço que foi concluído nesta semana. Até o fim do ano, a meta da administração municipal é chegar a 1.520 unidades trocadas.

Nesta etapa, a maior concentração de luminárias a serem substituídas está no quadrilátero formado pelas seguintes vias: Alameda São Caetano, Avenida Industrial, Rua Catequese e Viaduto Tamarutaca. No bairro Bangu, o programa será executado nas proximidades do campus da UFABC, em ruas como Santa Adélia, Abolição, Oratório e as avenidas dos Estados e Antônio Cardoso.

Serão instalados 160 novos pontos de luz no Núcleo Lamartine e outros 152 na Rua dos Ciprestes, via que também terá a troca de 119 unidades. Ambas as localidades ficam no entorno do Jardim Santo André, na periferia da cidade.

“As lâmpadas convencionais serão trocadas por materiais mais modernos, que permitem aumento entre 40% e 60% da luminosidade, além de serem mais econômicas”, explica o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra.

Além das trocas, a meta é chegar a 980 novas ligações até o fim do ano, em locais que não contavam com serviço de iluminação pública, como os núcleos Cruzado e Sítio dos Vianas. “Vamos instalar também 3.200 lâmpadas de LED até o primeiro bimestre do ano que vem nos parques Celso Daniel e Chácara Pignatari, além dos principais corredores da cidade”, detalha o titular da Pasta. Entre as vias que contarão com o novo dispositivo estão as avenidas das Nações, Capitão Mário Toledo de Camargo, Prestes Maia e Perimetral, além da Alameda Vieira de Carvalho e da Rua das Figueiras. Parte dos serviços será feita em janeiro para provocar menos transtornos ao trânsito, já que o período registra movimentação menos intensa em razão das férias.

Secretário quer substituir 18 mil lâmpadas

Até o fim do mandato, em 2016, a Prefeitura de Santo André pretende substituir 18 mil lâmpadas que estão obsoletas. A quantidade equivale a 36% do total das 50 mil unidades espalhadas pela cidade. O secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra, estima que serão necessários R$ 5 milhões para executar o serviço. Segundo Paulinho, cerca de 5.000 pontos de iluminação já foram modernizados.

A equipe da Pasta está definindo quais serão os próximos bairros que passarão pelas trocas. “Quando criamos o (programa) Banho de Luz, dividimos em duas etapas. Mas verificamos índice grande de aprovação, por isso, vai se tornar permanente”, explica o secretário.

Paulinho acrescenta que, desde o ano passado, a instalação de lâmpadas no município, que era terceirizada, passou a ser feita por equipes próprias. “Esse serviço estava jogado. Com os funcionários da Prefeitura executando essa atividade, há ganho de tempo e redução de custos”, informa. Dois caminhões foram adquiridos neste ano para esta finalidade, afirma o titular da Pasta. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;