Setecidades Titulo Concurso
Desafio termina hoje com 302 escolas
Por Caroline Garcia
Especial para o Diário
31/10/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Chega ao fim mais uma edição do Desafio de Redação. Alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental de 302 escolas do Grande ABC tiveram a oportunidade de escrever sobre álcool, tema escolhido para o sexto ano do concurso literário. Hoje, os últimos estudantes de 11 escolas realizam a prova, nas cidades de Santo André, São Bernardo e Diadema.

A última remessa de textos será enviada para avaliação da equipe da USCS (Universidade Municipal de São Caetano) amanhã. "Os alunos estão sabendo escrever bem sobre o tema, e mostram estar  informados a respeito", disse o professor Antonio Fernando Gomes Alves, coordenador do Pro-Educ (Programa de Integração Universidade Educação Básica) da USCS.

De acordo com o coordenador, muitas redações são descritivas e abordam como o consumo do álcool atinge a vida dos adolescentes. Esse foi justamente o tópico escolhido por Alessandra Oliveira Silva, 15 anos, aluna do 1º ano do Ensino Médio da EE Papa Paulo VI, em Santo André, que participou, ontem do desafio. "A maioria começa a experimentar para se divertir com os amigos ou para afogar as mágoas comuns na adolescência. Mas esses problemas não existem, são invenções dos jovens dessa idade."

Para Nathália Giovana Bernardo, 16, do 2º ano da escola, a sociedade não se impressiona ao encontrar menores de idade que bebem. "Quando o assunto é consumir bebidas alcoólicas socialmente, eles podem até sentar na mesa com os pais e pedir a mesma coisa. Virou normal até em família."

Em casa, a estudante convive com o problema da dependência. O avô é alcoólatra e está lutando para deixar o vício. "Bebeu por muitos anos e, com a idade avançada, não lembra mais de muita coisa. Netos e filhos já conversaram diversas vezes com ele, mas parece que só agora ele percebeu a gravidade e está bebendo bem menos", disse.

O prêmio principal é uma bolsa de estudos na USCS, co-realizadora do concurso literário. Computadores, bicicletas e televisores também serão distribuídos às melhores redações. Os vencedores serão conhecidos no dia 29 de novembro, em evento de premiação no Ginásio Milton Feijão, em São Caetano. O projeto tem parceria com o governo estadual e apoio da Ecovias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;