Setecidades Titulo Crime
Polícia prende dupla que furtava 6 carros por dia em Sto.André

Estrutura de criminosos tinha rádio direto com desmanches e equipamentos modernos

Por Rafael Ribeiro
do Diário do Grande ABC
04/09/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Um conjunto universal de módulo e ignição era o grande trunfo de criminosos, que conseguiam remover um veículo em quatro minutos. Assim era o esquema moderno usado por dois integrantes de quadrilha especializada presos ontem por policiais militares da Ronda Escolar de Santo André. Segundo a polícia, o bando cometia seis crimes do tipo por dia na região e na Zona Leste da Capital.

Para se comunicar entre si e os desmanches para onde revendiam as peças, usavam potente sistema de radiocomunicação com frequência exclusiva.

Há tempos as polícias vêm cruzando dados sobre um Uno cinza que seria o responsável pelos crimes. Ontem, por volta das 9h, o carro foi flagrado circulando na Rua dos Alpes, na Vila Curuçá. Antes de enquadrá-lo, no entanto, os policiais perceberam que era seguido por um CrossFox vermelho. Após a confirmação de que havia queixa de furto, resolveram cercá-lo.

Os suspeitos perceberam a ação policial e tentaram fugir a pé. Um deles conseguiu, mas Weverton Roberto dos Santos, 30 anos, e Ronaldo Pereira Costa, 27, acabaram capturados e levados ao 2º DP (Utinga) da cidade. Eles ainda tentaram subornar os policiais militares oferecendo R$ 20 mil, o que fez a dupla ser autuada por corrupção ativa além do furto qualificado.

Durante o interrogatório na delegacia, os criminosos revelaram o paradeiro de um Palio azul, estacionado em ruas próximas de onde foram localizados, à espera de informações sobre possíveis rastreadores ou equipamento do tipo.

Moradores do Parque São Rafael, na Zona Leste da Capital, Santos e Costa já tinham passagens anteriores pela polícia por furto e roubo. Costa, inclusive, estava foragido da Justiça havia um ano e meio, desde que saiu em indulto de Carnaval.

Baseado em informações dadas pela dupla, policiais civis do Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos) de Santo André rondaram diversos desmanches, mas todos estavam fechados. A investigação desses locais continuará.

Os furtos e roubos de veículos são os crimes que mais preocupam o Grande ABC. A alta foi de 17% em julho em comparação ao mesmo período do ano passado. No Estado, o índice caiu 9%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;