Memória Titulo
No Largo da Estátua, a festa do 7 de setembro

O Dia da Independência de 1939, em Santo André, foi celebrado na Praça Embaixador Pedro de Toledo

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
07/09/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


O Dia da Independência de 1939, em Santo André, foi celebrado na Praça Embaixador Pedro de Toledo, o Largo da Estátua. Um palanque foi montado ao lado do busto do senador Flaquer. Antonio Morandus Manias residia perto, na Rua Luiz Pinto Flaquer, esquina com a Rua Xavier de Toledo. E gostava de fotografar. São dele as imagens de hoje, dos dois momentos do Largo da Estátua: no desfile de 1939 e num dia comum, de trânsito, que não lembra nem de longe os dos dias atuais.

As fotos são do acervo de Hermelindo Manias e foram selecionadas pelo seu primo, Nelson, que nasceu em Santo André em 1934. Trabalhou na oficina de funilaria da família, na Rua Luiz Pinto Flaquer. Aprendeu a fazer calhas e lidar com tubulações de ferro para encanamento. Depois seguiu carreira na indústria. Foi funileiro na Pirelli e na Rhodia Têxtil e caldeireiro na Nordon.

Antonio Morandus Manias era pai de Hermelindo e tio de Nelson. Os dois primos estão buscando nos guardados da família outras preciosidades como as fotos de hoje.

DIA DA PÁTRIA
Antes de proclamar a independência, em 1822, o príncipe Pedro passou pelo território do Grande ABC. Venceu a Serra do Mar pela Calçada do Lorena, cruzou a Freguesia de São Bernardo seguindo pela atual Rua Marechal Deodoro, alcançou a Vergueiro - nome genérico de todo o caminho - apontando em direção ao Bairro dos Meninos, atual Rudge Ramos. Já no Ipiranga, deu o célebre grito.

SANTOS DO DIA
Clodoaldo, João de Nicomédi e Regina.
Clodoaldo viveu na França no século 6. Foi o construtor da igreja que originou a cidade de Saint-Cloud.
A festa de Santa Regina é cultuada desde o século 6. Em 750 já existia em Alísia uma basílica a ela dedicada.

NEWS SELLER
Domingo, 7 de setembro de 1958

Manchete - ABC já recebe água da Represa Billings. Reportagem do News Seller acompanhou a chegada do primeiro volume, ainda em caráter experimental, para distribuição em Santo André e outras cidades.

Redação - NS comunica o número do seu telefone: 44-1955.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 7 de setembro de 1978

Manchete - Petrônio Portela, presidente do Senado, prevê o fim dos partidos e do voto para legenda

Editorial - Contradição: o MDB é contra as críticas

Mauá - Prefeitura abre concorrência para a construção do Viaduto da Saudade.

Esportes - Campinas lidera os Jogos Abertos do Interior em Americana.

EM 7 DE SETEMBRO DE...
1913- Arthur Rudge Ramos inicia as obras de restauração do velho Caminho do Mar, também chamado de Estrada de Santos e Estrada do Vergueiro, interligando Santos a São Paulo e cruzando São Bernardo.

1923 - Inaugurada a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, depois Rádio Ministério da Educação, PRA-2, a primeira estação de radiodifusão do Brasil.

1973 - Fundado o clube Água Branca, da Vila Carminha, em São Bernardo.

1978 - Fundado o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Leões do Vale, do Jardim Irene, em Santo André.

HOJE
Dia da Pátria e Independência do Brasil (ano 186) e Dia do Grito dos Excluídos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;