Tecnologia Titulo
7 filmes que ensinam o que você precisa saber sobre educação financeira
Da Redação, com assessoria
Do 33Giga
27/10/2021 | 08:18
Compartilhar notícia


Parte dos brasileiros tem dificuldades de entender e, principalmente, praticar educação financeira.  De acordo com um levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), apenas 32% da população conseguiu gastar menos ou guardar dinheiro no último ano. No entanto, cuidar do seu dinheiro não deveria ser encarado como algo chato ou difícil.

“Saber lidar com o dinheiro é fundamental para evitar possíveis dívidas no futuro”, alerta Thaíne Clemente, executiva de estratégias e operações da Simplic, fintech de crédito pessoal. “Porém, além das formas convencionais, podemos aprender sobre finanças de maneira mais leve, com livros e filmes, por exemplo”, afirma.

Tanto é que os filmes podem ajudar nessa missão que a especialista separou sete títulos que ensinam sobre educação financeira. Confira!

Leia mais:
6 aplicativos que vão te ajudar com as finanças pessoais
Perfil no Instagram dá dicas de como economizar dinheiro
5 canais no YouTube para aprender sobre finanças e investimentos

1. O Homem que Copiava (2003)

Sucesso de bilheteria do cinema brasileiro, retrata um cenário real da população. O filme mostra a frustração das pessoas que trabalham horas e horas por dia e são mal remuneradas, o que faz com que elas sonhem constantemente com um aumento ou um “milagre”. O personagem de Lázaro Ramos é funcionário de uma papelaria e tem a brilhante ideia de imprimir seu próprio dinheiro.

2. À Procura da Felicidade (2006)

Além de desempregado, Chris Gardner acaba sendo abandonado pela esposa e despejado do apartamento. Sem muitas opções, decide aceitar um estágio não remunerado para mostrar seu potencial profissional. A narrativa presume que, mesmo em momentos de extrema dificuldades, é preciso focar nos objetivos e ter força de vontade para alcançá-los. Mesmo com pouco dinheiro e um filho para criar, é possível ter educação financeira e gastar apenas com as necessidades.

3. Quem Quer Ser um Milionário? (2008)

Esse filme traz a narrativa de um homem simples com sérias dificuldades financeiras, que serve chá em uma organização para sobreviver. Ao surgir a oportunidade de participar de um programa de TV com grandes prêmios, ele consegue responder às perguntas com base na sua vida. O título quer mostrar como sua experiência o enriquece de conhecimento e lutas para conseguir o que quer.

4. Os Delírios de Consumo de Becky Bloom (2009)

O filme foi baseado em uma série de livros que conta a história de uma mulher viciada em compras. Cheio de humor, é possível acompanhar as loucuras da protagonista que gasta muito além do que precisa, estoura cartões de crédito, e, como consequência, tem vidas profissional e pessoal afetadas de forma negativa. O título ensina que é preciso ter cautela, reflexão com gastos básicos, e, sempre que possível, poupar dinheiro.

5. Até que a Sorte nos Separe (2012)

Comédia brasileira retrata um fato já realizado por alguns brasileiros: ganhar na loteria e gastar tudo. O filme mostra valiosas lições sobre educação financeira, necessidades básicas, excesso de luxo, e, principalmente, a importância de contar com suporte profissional para cuidar de tanto dinheiro.

6. Vivendo com Um Dólar (2013)

Documentário que retrata a viagem de quatro amigos em uma viagem para a Guatemala. Ali, encaram a fome e a sujeira com um orçamento de apenas US$ 1 por dia. A ideia é conscientizar as pessoas da estatística verdadeira, uma vez que existe mais de um bilhão de pessoas no mundo vivendo em extrema pobreza e gastando apenas US$ 1 por dia.

7. A Grande Aposta (2015)

Recomendado para quem tem interesse em aprender mais sobre mercado financeiro. O filme conta a história de um especialista no setor que encontra problemas no ramo imobiliário e se antecipa à crise de 2008, investindo dinheiro nessa falha e concretizando sua teoria, que era vista como absurda. O longa também explica alguns termos do mercado de investimentos que podem ajudar os iniciantes.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;