Cultura & Lazer Titulo
Evento relembra o profeta Gentileza em Santo André
Natane Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC
26/11/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


A gentileza é tema do projeto Gentileza Gera Gentileza, que começa nesta quarta-feira no Sesc Santo André. A primeira atividade é uma mostra inspirada nos murais que sugerem esse sentimento como princípio humano pintados em uma rodoviária do Rio pelo andarilho mítico Profeta Gentileza (1917-1996).

O evento comporta várias atividades. Até o dia 1º, por exemplo, o ator Thiago Andreuccetti representará a figura do profeta, peregrinando pelos diversos espaços da unidade andreense e distribuindo palavras e gestos gentis.

No dia 4, às 19h, o coordenador do Projeto Gentileza, no Rio, Leonardo Guelman, lança o livro Univvverrsso Gentileza. No dia 11, às 19h, o cineasta Dado Amaral exibirá dois curtas sobre o personagem-tema do evento. Em Porr Gentileza, ele percorre as ruas do Rio feito o profeta e testa as reações das pessoas. Em Gentileza, conta a biografia do profeta.

Fábio Souza coordena, no dia 26, às 20h, a Internet Gentil. Por meio da obra de Gentileza, estimular o senso crítico e desperta a curiosidade por literatura, desfazendo possíveis preconceitos contra a arte popular.

Existem algumas versões para a história de vida de Gentileza. A mais famosa fala que ele teria perdido sua família no incêndio do Gran Circus Norte-Americano, em Niterói, em 1961. Abalado pela tragédia, que vitimou cerca de 400 pessoas, seis dias após o incêndio, ele foi tomado por uma revelação que o fez criar os murais.

Gentileza Gera Gentileza - Exposição. No Sesc Santo André - r. Tamarutaca, 302. Tel.: 4469-1200. Ter. a 6ª, das 11h às 21h30; sáb., dom. e fer, das 9h às 17h30. Grátis. Até 1º de fevereiro.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;