Setecidades Titulo
Chuva frustra desfiles do 7 de Setembro na região
Por Camila Brunelli, Deborah Moreira e Michelly Cyrill
08/09/2010 | 07:01
Compartilhar notícia


A chuva forte registrada na manhã de ontem fez com que dois municípios do Grande ABC a cancelassem os desfiles cívico-militares.

Em Diadema, o cancelamento do evento, que seria realizado na Avenida Dr. Ulysses Guimarães, foi divulgado às 8h30.

No mesmo horário, São Caetano anunciou aos presentes que o desfile não ocorreria em virtude do mau tempo. A Prefeitura decide hoje se haverá novo desfile para atender os pedidos dos estudantes, que ensaiaram apresentações e coreografias e aguardavam com ansiedade pela data. "Infelizmente o tempo não colaborou com nossa festa. Mas São Caetano, como todo o Estado, vinha sofrendo com o ar seco", afirmou o vice-prefeito Walter Figueira Júnior, na Avenida Kennedy, que receberia a comemoração.

Segundo o vice-prefeito, eram esperados cerca de 10 mil participantes no tradicional desfile. Quem esperava pela atração lamentou. Como a funcionária terceirizada do município Sandra Gôngora, 63 anos. "Nunca perco o desfile, é minha paixão. Sou patriota à beça. Tenho orgulho de ser brasileira e fico indignada com o que os políticos têm feito no País", declarou.

Já os alunos da Emef Professor Olyntho Voltarelli Filho e integrantes da recém lançada banda marcial da escola ficaram inconformados com o cancelamento. "Poderiam pelo menos ter adiado para mais tarde. Esperamos tanto por esse dia", comentou o estudante Lucas dos Santos Barbosa, 12 anos, que toca bumbo.

SANTO ANDRÉ
Em Santo André, cerca de 200 homens da GCM (Guarda Civil Municipal) e Polícia Militar desfilaram na Avenida Firestone. Os festejos começaram por volta das 9h30.

O prefeito Aidan Ravin garantiu estudar nova data para que os pequenos desfilem. Com guarda-chuvas, blusas e cachecol, cerca de 1.200 pessoas assistiram à passagem dos militares. "As crianças estavam muito ansiosas, alguns até choraram porque não iriam desfilar", disse Ravin, que entregou duas viaturas ao Corpo de Bombeiros.

MAUÁ
A Prefeitura de Mauá optou por realizar ato cívico no Ginásio Poliesportivo Celso Daniel, onde compareceram cerca de 2.000 pessoas. A organização do desfile, que deveria ter acontecido no estacionamento do Paço Municipal, estava esperando 36 escolas municipais, uma estadual e 23 entidades,em um total de quase 5.000 pessoas, além do público, estimado em 8.000.

Por volta das 8h30, os organizadores do evento avisaram às escolas que ainda não haviam saído da unidade de ensino para que permanecessem no prédio e realizassem o ato cívico por lá. Apenas as escolas que estivessem no Paço ou a caminho entraram no ginásio para o evento.

A prefeitura estima que 2.000 pessoas participaram do desfile.


Aluna do EJA de Mauá se esforça para participar da festa
Em Mauá, a maioria do público presente nas arquibancadas do ginásio era de alunos, e familiares. Uma das estudantes mais animadas com a oportunidade de desfilar era Maria Aparecida Martinelli, mais conhecida como dona Cida.

Moradora do Jardim Rosina, ontem de manhã dona Cida caminhou por 40 minutos para chegar à Escola Municipal Clarisse Lispector, no Centro, onde cursa a oitava série do EJA (Educação de Jovens e Adultos). "Gosto de participar. Tudo que tem na escola eu participo, porque gosto muito de lá", contou.

Ao final do desfile, depois que as entidades presentes contornaram a quadra com faixas e bandeiras do Brasil, ao som das músicas interpretadas pela Banda Lyra de Mauá interpretou, dona Cida ainda demonstrava empolgação. "Foi bonito", comemorou. (Camila Brunelli)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;