Política Titulo Santo André
Paulo Serra prevê canalização do Guarará em 2020

Semasa finalizou licitação para obras no córrego; proposta é iniciar intervenções ainda neste mês

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
21/01/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


O governo do prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), finalizou processo licitatório para obras de canalização do córrego Guarará, que corta, principalmente, a Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, com previsão de concluir as intervenções físicas no começo de 2020, último ano de mandato do tucano. Detentor dos trabalhos, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) encaminhou a contratação da empresa Paulista Obras e Pavimentação, pelo valor total de investimento de R$ 2,28 milhões.

O vínculo envolve a prestação de serviços de elaboração de projeto executivo e execução das obras relativas à canalização do córrego e de coletores tronco entre a Estrada da Cata Preta e Estrada do Pedroso, tendo recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal – a vigência inicial do termo é de 12 meses. “A estimativa de começo das obras é janeiro de 2019, com previsão de conclusão para janeiro de 2020”, relatou o Semasa, hoje nas mãos de Ricardo Kondratovich.

De acordo com o ajuste, o montante de R$ 1,8 milhão é proveniente da União e a diferença corresponde à contrapartida do Semasa. O aporte deve ser repassado à autarquia conforme o cronograma fisico-financeiro do contrato e de análises, aferições e liberações da Caixa. Alvo constante de alagamentos em diversos pontos, o Guarará já é canalizado em quase sua totalidade. Seu principal trecho é margeado pela Capitão Mário, em canalização aberta. Na totalidade, são de cerca de 3,5 quilômetros com canalização aberta e fechada.

“O atual projeto vai canalizar também de forma aberta mais 152,82 metros do curso d’água, entre a Estrada da Cata Preta e o Residencial Vila Rica, além de implantar 815,3 metros de coletores tronco de esgoto, de diâmetro entre 200mm e 400mm, desde a estrada da Cata Preta até a Avenida Inconfidência Mineira. O objetivo é a regularização do escoamento e das margens do Guarará”, emendou a autarquia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;