Cultura & Lazer Titulo
‘Mulheres em Destaque’: empresarial
Por Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
16/03/2008 | 07:13
Compartilhar notícia


Termina neste domingo a votação da segunda edição do prêmio Mulheres em Destaque, promovido pelo Diário. Para participar, o interessado precisa entrar no site do jornal, clicar no link do concurso e escolher uma entre as três finalistas de cada uma das 13 categorias. Para validar o voto, o internauta deve informar nome e e-mail.

As categorias do prêmio são: Beleza, Comunicação, Cultura, Decoração, Arquitetura, Direito, Educação, Empresarial, Esportes, Gastronomia, Moda, Pesquisa, Ciência e Tecnologia, Saúde e Terceiro Setor.

A contagem dos votos será realizada a partir de segunda-feira. No dia 25, as vencedoras receberão troféus, em cerimônia no Teatro Municipal de Santo André.

O prêmio tem como finalidade prestigiar o trabalho de mulheres que nasceram, moram ou atuam no Grande ABC. As indicações do prêmio foram feitas por leitores e entidades que representam cada categoria.

Nesta página, você terá informações sobre as indicadas na categoria Empresarial: a proprietária da empresa andreense Avel, Denise Apolinário, do setor automobilístico; a advogada e presidente do Grupo Papaiz, Sandra Papaiz, de Diadema; e a empresária Alessandra Gonçalves, que se tornou conhecida pela competência na administração da empresa de decoração Tatakuki, em Mauá.

Sandra Papaiz
A empresária Sandra Papaiz iniciou a carreira em 1973 e permaneceu até 1990 como gerente de exportação, passando por gerente de promoção e propaganda e diretora de recursos humanos. Formada em Direito pela USP, Sandra acumula conhecimentos em múltiplas áreas de atuação, entre elas a administração de empresas, exportação e contabilidade.

Nunca deixou de investir em sua formação cultural. Poliglota, demonstra fluência em quatro idiomas: inglês, italiano, espanhol e francês.

A empresária é reconhecida não apenas por se destacar em seus negócios, mas por se preocupar com questões sociais e o bem-estar da população diademense. Promove ações que beneficiam centenas de munícipes mensalmente e não titubeia em doar recursos para os necessitados.

Também participa de eventos esporádicos, por intermédio de diversas entidades assistenciais, como a Apae de Diadema, a Creche Dom Bosco, a Santa Casa de Misericórdia, o Núcleo Assistencial Estado de Israel e a Comunidade Inamar.

Em maio de 2006, ela recebeu o título de Cidadã Diademense. No período em que exerceu a função de secretária de Desenvolvimento Econômico e Urbano de Diadema, Sandra contribuiu decisivamente para a geração de empregos no município.

Alessandra Gonçalves
Quando estava grávida do primeiro filho, há sete anos, a empresária Alessandra Gonçalves, estabelecida em Mauá, percebeu que o mercado de decoração infantil era pouco explorado. Ela começou o negócio com R$ 300, comprou matéria-prima e fez peças como almofadas, lençóis e bichinhos de pelúcia.

No início, decorou quartos de bebês de amigos e conhecidos. Na conquista dos clientes, sempre apresentou como característica essencial a sensibilidade feminina.

Essa é uma área em que as damas demonstram especial talento para a escolha do tema e a forma de dispor objetos em um quarto. Alessandra já chegou a decorar 25 quartos por mês.

A procura por seus produtos cresceu 30% ao ano e os clientes sempre foram fiéis. A empresa criada por Alessandra, a Tatakuki, já contou com mais de 3.000 modelos e 13 funcionários. Comercializou produtos para o País e exportou para nações européias como Portugal e Espanha.

Denise Apolinário
Há quatro décadas em destaque no ramo de veículos, a empresária Denise Apolinário acredita na dedicação e na capacidade de adaptação profissional para se manter no concorrido mercado empresarial. “As pessoas que trabalham na Avel são realmente dedicadas ao trabalho que fazem. Procuramos fazer o nosso melhor e hoje temos uma índice de 70% de fidelidade dos clientes. Estamos sempre procurando melhorar e isso é muito importante”, afirma Denise.

Formada em psicologia, ela é pós-graduada em Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Também exerce o cargo de vice-presidente da Casa da Esperança e integra o Rotary Club de Santo André. Ela não esconde a satisfação que teve ao ser indicada ao prêmio.

Foi uma surpresa muito agradável. Acho interessante ter sido lembrada entre tantas mulheres que são capazes dentro da nossa cidade. Esse é o reconhecimento da Avel, uma empresa que está aí há mais de 40 anos e acho que agora temos que consolidar o que já foi feito”.

A Avel foi criada em 1963, quando Isaías Apolinário, o pai de Denise, começou a comercializar carros da marca Simca, em Santo André. Antes, Isaías vendia eletrodomésticos.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;