Memória Titulo
O reencontro histórico de uma escola que resistiu

Há 34 anos, uma escola do Sesi, em Santo André - Centro Educacional 221 - passava por uma crise

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
27/09/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Mil novecentos e setenta e cinco. Há 34 anos, uma escola do Sesi, em Santo André - Centro Educacional 221 - passava por uma crise. Funcionava há 12 anos em espaço cedido pela Rhodia, no clube da empresa, mas era preciso deixar o local. Notificada, a direção geral do Sesi determinou que a escola fosse fechada, alegando não haver outro espaço para acomodar seus 800 alunos. A Secretaria de Educação do Estado aceitou a sugestão e a escola encerrou atividades, o que se transformou em manchetes na imprensa, com destaque aqui no Diário.

Graças à mobilização dos alunos, pais de alunos, direção da escola e professores, a crise foi superada e a escola sobreviveu. E no último dia 13, 40 daqueles personagens reencontraram-se em Santo André. Da confraternização participaram desde a diretora da época, professora Nilda Balhes Caodaglio, até uma das serventes, Dona Conceição, além de alunos das duas primeiras turmas, 1976 e 1977.

É uma linda história, narrada por uma das líderes do movimento de então, Telma Urbano da Cunha, que na época tinha 14 anos de idade.

‘Ganhamos'. E as provas foram jogadas para o alto
Texto: Telma Urbano da Cunha
Foi preciso lutar pelos nossos direitos. Montamos uma comissão de alunos e nos dirigimos à Prefeitura de Santo André para conversar com o prefeito Antonio Pezzolo. Conseguimos comovê-lo. O prefeito se comprometeu em ceder o espaço e o prédio para que a escola não fechasse.

Fez mais o doutor Pezzolo: seguiu conosco até a Secretaria de Educação do Estado para solicitar a reabertura da escola, nessa altura já fechada.

Seguimos em carro oficial, mas infelizmente o secretário não se encontrava. Deixamos com sua assessoria um abaixo-assinado e uma fita cassete gravada pelos alunos. Dizíamos, na gravação, da importância da escola para nós e para a cidade. E demonstrávamos: se o único problema era o espaço, isso havia sido conseguido com a Prefeitura. Só restava mesmo a reabertura oficial da escola.

Fizemos mais: recorremos ao Diário e a algumas emissoras de TV. O objetivo era reforçar a nossa luta. Os pais de alunos também se manifestaram, principalmente por meio de entrevistas aos jornais.

As aulas não pararam. Um belo dia, fazendo prova, nossa querida diretora, Dona Nilda, entrou na sala e, com muita alegria e entusiasmo, disse: "Ganhamos, a escola não vai mais fechar".

Foi uma emoção geral. Nós, alunos, jogamos as provas para cima e foi só comemoração. Uma alegria e uma comoção indescritíveis.

REENCONTRO
Ex-alunos da turma de 1976 que se reencontraram em 2009: Antonio Donizete Rodrigues, Carlos Roberto Manzetti, Fabio Patine Botelho, José Custódio Campos Filho, Luis Serra e Paulo Serra (irmãos), Marcel Lima, Marcia Aparecida Binatti, Márcia Mrcos, Marcia de Souza Cavalini, Maria Helena Gouvea, Marta Ragazzini, Sérgio Martins de Araújo e Zilda Santos Azevedo.

AMANHÃ NA COLUNA
A continuidade desta história. A comissão de alunos. Mais um ano na Rhodia. Uma escola construída no Parque Jaçatuba. O Centro Educacional Sesi 221 continua em pleno funcionamento e guarda um belo acervo da luta dos anos 1970.

News Seller

Domingo, 27 de setembro de 1959 - nº 73

Manchete - São Caetano vai investir 23 milhões de cruzeiros em água e esgoto para os bairros

Meio Ambiente - Prefeito Oswaldo Massei plantou a primeira árvore do futuro Parque Municipal da Vila São José, em São Caetano.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 27 de setembro de 1979

Manchete - Transportadoras de automóveis iniciam greve no Grande ABC

Editorial - Será que a lei é a razão dos problemas?

Sistema Hídrico - Poluído, Córrego Taioca, que divide Santo André de São Bernardo, transtorna moradores.

Maçonaria - Lançada em São Caetano a pedra fundamental do futuro templo da Loja Maçônica Luz do Oriente II.

Falecimento - Matheus Constantino. Pertencia à Loja Maçônica Fraternidade de São Caetano, da qual foi o primeiro venerável.

Educação - Escola de Engenharia Mauá, em São Caetano, inaugura, em 1978, curso de engenharia sanitária.

Polícia - Presa gangue que assalta mansões.

EM 27 DE SETEMBRO DE...
1944 - Fundada a Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo).

1954 - Vai ao ar pela primeira vez a Rádio Emissora ABC.

1959 - Inaugurada a nova Avenida Almirante Delamare, na interligação São Caetano a São Paulo.

HOJE
Dia da Bíblia, Dia da Caridade, Dia do Encanador, Dia Mundial do Turismo, Dia Internacional do Idoso, Dia Nacional do Surdo e Dia do Cantor.

SANTOS DO DIA
Fidêncio, Florentino e Vicente de Paulo.

ALMANAQUE
Luiz Lobo Neto (Doutor Zico)
Nascimento: São Bernardo, 27 de setembro de 1910.
Vereador: 1948 a 1955.
Partido: UDN.
Falecimento: 1º de janeiro de 1977.

Quirino Motta Júnior
Nascimento: Santos, 27 de setembro de 1907.
Prefeito: Presidente Wenceslau, em 1944.
Falecimento: Florianópolis (SC), 14 de maio de 2002.

Newton Peres Rocha
Nascimento: Santos, 27 de setembro de 1940.
Vereador: março de 2003.
Partido: PDT.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;