Cultura & Lazer Titulo
Chão de estrelas
Por Natane Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC
08/03/2008 | 07:03
Compartilhar notícia


Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado neste sábado, o Diário relembra algumas das estrelas da televisão brasileira que construíram suas histórias no Grande ABC.

A intensidade de compromissos profissionais levaram o talentoso grupo a sair da região, mas pelo menos uma parte ainda conserva as raízes por aqui.

A andreense Regiane Alves, atualmente protagonista da novela das sete da TV Globo, Beleza Pura, é um exemplo.

Ex-moradora do Jardim Santo Alberto, sua paixão pela dramaturgia nasceu aos 13 anos, quando foi vencedora de um concurso de beleza em Santo André. “Meus pais sempre me levavam para brincar no parque Regional da Criança e no Parque Celso Daniel”, lembra a atriz.

Determinada, aos 18 foi ao Rio participar de um teste para Malhação. Mesmo reprovada, continuou lutando. Cursou o ensino médio no Sesi e a faculdade de Comunicação Social na Universidade Imes, de São Caetano. Antes de terminar a graduação, em 1998, mudou-se para São Paulo.

A partir daí, fez participações em folhetins do SBT e da Band e acabou contratada pela emissora carioca.

No palco - Vanessa Gerbelli, de São Bernardo, teve uma trajetória diferente. Apaixonada pelo teatro, a atriz já era conhecida nos principais tablados do País, quando foi convidada para integrar o elenco de Mulheres Apaixonadas, também da Globo. “Eu nunca pensei em fazer novela. Achei que minha vida seria o teatro”, revela.

Depois disso, atuou em outros folhetins na mesma emissora até ser contratada pela Record. Atualmente, é protagonista de Amor e Intrigas, ao lado do galã Luciano Szafir.

Apesar da família de Vanessa ainda viver na cidade, a beldade não consegue visitá-los. “Vou raramente para lá por causa do trabalho”, conta.

Prodígio - Também nascida em solo andreense, Angélica faz trabalhos para a TV desde os 4 anos. O talento e a graça da pequena era tanto que, aos 8, conseguiu comprar um apartamento com seu próprio dinheiro.

Aos 13 anos estreou como apresentadora, sua profissão até hoje. Depois de passar por programas diversos, a loira permanece à frente do Vídeo Game, quadro do Vídeo Show, atração da TV Globo.

Casada com o também apresentador Luciano Huck, é mãe de dois meninos, um deles com apenas 3 meses.

Galeria

Lucélia Santos – Nascida em Santo André, cursou a Escola Américo Brasiliense. Filha de operários da Rhodia, aos 9 anos ouviu na rádio a atriz Cacilda Becker chamar crianças para sua peça. O convite não deu certo, mas serviu para ela ter certeza do que queria. Aos 14, substituiu Débora Duarte em uma peça. Reprovada em vários testes da Globo, em 1976 foi lançada na novela Escrava Isaura. Em 2006, protagonizou Cidadão Brasileiro, na Record e hoje vive Suzana Mayer, na minissérie Donas de Casa Desesperadas, da Rede TV.

Cássia Kiss – De São Caetano, entrou na Fundação das Artes para fazer música. Logo depois ficou encantada com o teatro e desenvolveu a carreira de atriz, estreando nos palcos em 1977, destacando-se em O Coronel dos Coronéis (1979). Na TV, seus principais personagens foram Adma Guerreiro de Porto dos Milagres e Ilka Tibiriçá, em Fera Ferida. Ganhou prêmio de atriz coadjuvante, no Festival do Recife, por Bicho-de- Sete-Cabeças (2001). Seu último trabalho foi na novela Eterna Magia, no ano passado, na Rede Globo.

Camila Rodrigues – A atriz andreense mudou-se para o Rio aos 4 anos de idade. Formada pela Casa de Artes Laranjeira, dos 14 aos 18 anos estrelou mais de 30 comerciais de TV. Em 2005, interpretou a Mari na novela América e protagonizou, em 2006, o filme O Cavaleiro Didi e a Princesa Lili. É casada com o ator Bruno Gagliasso há dois anos. Atualmente, a atriz dá vida à recatada Guilhermina da novela das seis da Globo, Desejo Proibido.

Luana Piovani – A infância da atriz, vivida em Jaboticabal, foi interrompida com sua mudança para São Bernardo, em 1988, onde viveu toda a adolescência. Estreou na minissérie Sex Appeal, em 1993. Seu último trabalho na televisão foi no especial Lu, da Globo, em 2006. Dedicando-se exclusivamente ao teatro em 2007, Luana estrelou a peça O Pequeno Príncipe. Hoje, se dedica às gravações do filme A Mulher Invisível, com previsão de estréia para 2009.

Milena Toscano – De Santo André, a atriz começou a carreira como modelo aos 13 anos. Nos cinemas fez o papel de Eugênia, em Memórias Póstumas de Brás Cubas (2001), mas sua carreira foi impulsionada pela judia Hanna, do filme Olga (2004), quando teve de ficar careca e perder sete quilos dos 49 que pesava. Daí, foi um passo para estrear na TV, em Começar de Novo. Seus últimos trabalhos foram a Elisa, de Eterna Magia e a heroína Joana, protagonista da microssérie Poeira em Alto Mar, ambas na Globo.

Sonia Guedes – A veterana atriz andreense despontou na televisão no Seriado Malu Mulher, em 1979. Em Santo André, participou do Grupo Teatro da Cidade, que durou de 1968 a 1978 e foi responsável pela ascensão de sua carreira e a do ator Antonio Petrin. Participou de novelas como: Barriga de Aluguel, Coração de Estudante e Mulheres Apaixonadas, na Globo, de Pupilas do Senhor Reitor, no SBT e no ano passado foi a Wandinha de Luz do Sol, na Record. (Tiago Mariano, Especial para o Diário)



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;