Cultura & Lazer Titulo
Inventor de engenhocas sonoras da região emplaca projeto no Rumos
Por Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
11/09/2005 | 08:01
Compartilhar notícia


Paulo Nenflidio é artista plástico. No entanto, os trabalhos que desenvolve passam longe de tintas, pincéis e outros elementos convencionais utilizados por profissionais da área. Ele mexe com fotocélulas, circuitos elétricos, bobinas eletromagnéticas e daí por diante. Auto-intitulado inventor e construtor de engenhocas sonoras, Nenflidio desenvolve trabalhos que geram sons a partir do vento e da luz, por exemplo. Técnico em Eletrônica, bacharel em Multimídia e Intermídia e dedicado a estudos sobre música, ele usa os conhecimentos que tem das três áreas para elaborar composições artísticas que ganham destaque no cenário nacional das artes.

Nenflidio estudou Eletrônica na Escola Técnica Estadual Lauro Gomes, em São Bernardo, cidade onde nasceu e mantém ateliê na área central. Depois, foi para a ECA-USP (Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo) e se formou pelo Departamento de Artes Plásticas.

No currículo do artista de 29 anos há conquistas admiráveis. Este ano, ele figura entre os selecionados do Rumos Itaú Cultural Artes Visuais (edição 2005/2006) e do Programa Anual de Exposições do Centro Cultural São Paulo. Em 2004, Nenflidio ganhou o Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia e o Prêmio CNI Sesi Marcantonio Vilaça. Ao longo de 2003, viveu em Belo Horizonte (MG), onde desfrutou da Bolsa Pampulha, de caráter nacional, promovida pelo Museu de Arte da Pampulha.

O fato de participar de ações como as citadas já dá uma idéia do talento de Nenflidio. Só para ilustrar: no Rumos Itaú Cultural Artes Visuais foram analisados 1.342 portafólios e selecionados 78; no Prêmio Marcantonio Vilaça foram 927 inscritos e 30 escolhidos. Assim como esses prêmios, as demais distinções que recebeu são também "peneiras", seleções difíceis de passar.

Um dos trabalhos do artista plástico pode ser visto na mostra Paisagens Plásticas e Sonoras, em cartaz até o dia 2 de outubro no Sesc Pinheiros (tel.: 3095-9400). Nos próximos dias 15 e 22, Nenflidio estará na unidade do Sesc para apresentar sua obra. Dois outros nomes do Grande ABC marcam presença na exposição: Wilson Sukorski e Fernando Sardo.

Uma boa dica aos interessados em conhecer mais sobre a produção artística de Nenflidio é o site do artista, o http://paulonenflidio.vilabol.uol.com.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;