Setecidades Titulo
Desafio de Redação do Diário chega às escolas de Diadema
Por Camila Brunelli
Do Diário do Grande ABC
23/09/2010 | 07:02
Compartilhar notícia


Os alunos de Diadema iniciaram sua participação na 4ª edição do Desafio de Redação do Diário. Ontem, três escolas entregaram dissertações sobre o tema tema Crack, Tô Fora! e entraram na educativa disputa que dará ao vencedor máximo uma bolsa de estudos integral em curso de sua escolha na USCS (Universidade Municipal de São Caetano), correalizadora do evento com o DAE (Departamento de Água e Esgoto) e apoio da Ecovias. O patrocínio é da Petrobras.

A coordenadora da EE Antonio Branco Rodrigues Junior, Isaura Larisa da Silva, notou que as crianças começaram a frequentar mais a biblioteca atrás de informações sobre o tema. "O concurso as motivou", avaliou.

Alcione Holanda, aluna do 6º ano da escola, disse que já conhecia um pouco sobre o tema porque morava em uma região onde uso e a venda da droga era comum. "Eu via gente fumando na frente da minha casa. Se me oferecessem eu não teria vontade de aceitar, porque sei que não leva a nada", disse a menina, moradora do bairro Piraporinha, em Diadema.

Uma escola de São Caetano e uma de Mauá também participaram ontem do Desafio e hoje mais duas escolas de Mauá, sete de São Caetano e uma de Santo André - entre públicas e particulares - aderem ao concurso.

Na Emef Leandro Klein, na Vila Gerty, em São Caetano, a coordenação preparou série de atividades para que as crianças se informassem sobre o tema. Palestras com material do Ministério da Saúde, discussões, exibição de vídeos e simulações da redação valendo nota estão sendo feitas há cerca de um mês.

"Eu me surpreendi com a quantidade de alunos que relatou contato direto com dependentes do crack, até mesmo dentro da família", contou o coordenador de Ciências da escola, Rogério Peinado.

Ele acredita que a atividade tenha ajudado as crianças a entenderem o perigo que a droga representa. "Nós mostramos algumas reportagens e os alunos entenderam que não é só um texto, é um relato de uma vida", disse o educador.

O estilo do texto é livre. Aluno do 6º ano, Gabriel Gusmão, 11 anos, fez poesia sobre o tema. "Eu tenho mais facilidade para me expressar assim", explicou. O menino conta que aprendeu bastante sobre o tema nas atividades propostas pela escola. "Pretendo usar esse conhecimento para conscientizar meus amigos e, um dia, meus filhos."

A aplicação dos exames termina no dia 26 de outubro. Além da principal haverá várias outras premiações com computadores e bicicletas.

O Desafio de Redação, com patrocínio da Petrobras,tem correalização da USCS e do DAE (Departamento de Água e Esgoto), com apoio da Ecovias.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;