Setecidades Titulo
Loja vai encobrir casarão de Herbert Richers em Ribeirão
Ademir Médici e Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
03/09/2005 | 09:56
Compartilhar notícia


Ribeirão Pires começa a esconder um de seus bens histórico-culturais mais importantes: o casarão da Pastoril, construção da década de 30 onde residiu o cineasta Herbert Richers, que se consagrou nas versões e dublagens dos filmes exibidos desde o início da televisão brasileira, nos anos 50. Na propriedade será construída uma nova unidade da rede Lojas Cem, o que prejudicará a visibilidade do casarão, que terá o seu entorno prejudicado. As obras de fundação do terreno foram iniciadas quinta-feira e estão sendo feitas pela Estatec, empresa com sede em São Carlos, no interior Paulista. Sexta-feira, apenas três funcionários trabalhavam no local. O supervisor geral da rede de lojas, Valdemir Colleone, foi procurado ao longo do dia pela reportagem para falar a respeito do empreendimento na cidade mas não retornou as ligações.

As primeiras informações eram as de que o casarão seria demolido. Sexta-feira, a Prefeitura de Ribeirão Pires informou que o casarão será mantido e que na frente dele, junto à rua João Domingues de Oliveira (antiga rua Bonsucesso), é que a loja será erguida. A Prefeitura garantiu também que a vegetação local não será afetada – dois ou três pinheiros foram sacrificados, segundo as informações oficiais.

O casarão da Pastoril não está tombado, mas num processo da Prefeitura (6994/2003) estuda-se o tombamento. Para efeitos legais, a simples abertura de um processo garante a preservação do bem em questão, que não pode ser mexido antes de uma decisão final. A unidade da Lojas Cem de Ribeirão Pires deverá ser inaugurada em dezembro deste ano.

Processos – A Prefeitura desmentiu rumores de que o prefeito Clóvis Volpi havia revogado as decisões do antigo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico de Ribeirão Pires, que havia relacionado, para tombamento, vários bens, dentre eles o casarão de Herbert Richers. Caso houvesse a revogação, os proprietários destes bens teriam caminho livre para demoli-los, sem qualquer pena.

Todos os imóveis ganharam processos de tombamento no governo anterior da prefeita Maria Inês Soares (PT). Quando a prefeita assumiu pela primeira vez a Prefeitura de Ribeirão Pires, em 1997, todos os bens tombados de Ribeirão Pires foram desqualificados como tal pela nova administração, sob a alegação de terem sido encontradas falhas nos decretos de tombamento dos prefeitos anteriores.

Cinema – No casarão de Herbert Richers foi rodado, nos anos 60, um filme estrelado pela troupe da "Família Trapo", seriado famoso da TV Record, com Jô Soares, Zeloni e Renata Fronze.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;