Setecidades Titulo
CHM recebe mais dois atestados falsos
Por William Cardoso
Do Diário do Grande ABC
20/09/2008 | 07:03
Compartilhar notícia


O CHM (Centro Hospitalar Municipal) de Santo André recebeu ontem mais dois atestados médicos falsos utilizados na tentativa de liberação do FGTS. O esquema que utiliza indevidamente o nome da unidade de saúde do ABC foi denunciado anteontem no Diário e tem como objetivo beneficiar supostos portadores do HIV. Até o momento, 14 documentos forjados por provável quadrilha de fraudadores foram localizados em diversas agências da Caixa Econômica Federal.

A diretora do CHM, Rosa Maria Pinto de Aguiar, concedeu entrevista na tarde de ontem para comentar o caso. Ela esclareceu mais uma vez que o hospital não tem qualquer ligação com as fraudes. "Sempre que consultados, informamos à Caixa que o paciente citado não consta em nossos registros. Falamos ainda sobre os erros grosseiros na falsificação", explicou.

O próximo passo é acionar órgão público federal competente para cuidar do caso. A Polícia Federal e a própria Procuradoria da República devem promover as investigações. "Fomos orientados pelos responsáveis da prefeitura municipal a reunir toda a documentação", disse.

A diretora do CHM acredita que o sistema de liberação de recursos do FGTS favoreça a ocorrência de fraudes como a atual. "A descentralização ajuda muito no serviço público, mas se este procedimento fosse concentrado em um único local seria mais fácil fiscalizar", afirmou.

A encarregada pelo arquivo médico do CHM, Mafalda de Luca Marques, ressalta que todos os documentos que passam pelo hospital são verificados manualmente e também via sistema de informática.

A Caixa informa que nenhum dos casos apontados teve saque concretizado, e que mecanismos internos de segurança frustraram a ação dos fraudadores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;