Internacional Titulo
Em grandes altitudes, geleiras não sofrem efeitos do aquecimento
Por Da AFP
14/05/2007 | 08:15
Compartilhar notícia


Os cientistas do CNRS (Centro Nacional de Pesquisa Científica) de Grenoble, na França, anunciaram nesta segunda-feira que a grandes altitudes – acima de 4,2 mil metros -, as geleiras alpinas não sofrem influência do aquecimento global. Nas pequenas calotas glaciares de Mont Blanc, por exemplo, o acúmulo de neve variou pouco desde o início do século XX.

"A estas alturas, todas as precipitações são sólidas, sob a forma de neve. O derretimento da cobertura nevada é muito pequeno e só acontece em raros episódios, como o forte calor de 2003", afirmaram. As variações de massa de uma geleira em grande altitude dependem de dois parâmetros: o acúmulo de neve e o derrame de gelo em decorrência de seu peso.

O estudo foi publicado na revista especializada 'Journal of Geophysical Research'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;