Setecidades Titulo
Shopping reutiliza água para vasos sanitários e regar plantas
Por João Guimarães
Do Diário do Grande ABC
22/03/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


Não se assuste com a cor da água do vaso sanitário ao usar o banheiro do ABC Plaza Shopping, em Santo André. A coloração azul é resultado do tratamento dos efluentes do estabelecimento. Iniciativa que começou no início deste ano.

 De acordo com o superintendente do shopping, Henrique de Jesus Carvalho, a principal motivação para o projeto foi a preocupação ecológica. “Atualmente, gastamos 25% menos de água do que antes iniciar o tratamento”, afirmou.

 A economia financeira também tem feito brilhar os olhos dos diretores do local. Os gastos foram diminuídos em 10%.

 São três 3.000 metros cúbicos de água tratados por mês. A tecnologia utilizada é conhecida como deep-shaft, sistema desenvolvido na década de 1970 na Inglaterra.

 O nome já diz tudo, trata-se de um poço com profundidade entre 60 e 80 metros. Internamente, ele é dividido ao meio, formando duas meias-luas.

 Uma abertura no fundo do poço permite que as águas passem de um compartimento para o outro. Para separar-se da matéria orgânica, o líquido recebe uma injeção de ar comprimido. A ação faz com que as bactérias aeróbicas presentes na água decomponham as impurezas.

 Segundo Carvalho, o aspecto do esgoto tratado é tão bom que é preciso usar um corante artificial azul para diferenciá-la. “Assim minimizamos os riscos de alguém beber direto do reservatório”, afirmou.

 A água tratada é usada nos banheiros, na refrigeração e para regar os jardins. Carvalho garante que todo o sistema é independente. “Não existe a menor possibilidade desta água se misturar ao sistema natural”, garantiu.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;