Memória Titulo Memória
Um legado do Clube da Rhodia
Ademir Medici
10/03/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Na história esportiva, artística e social do Grande ABC, o Clube Atlético Rhodia, que encerrou atividades como Associação Desportista Classista Rhodia. 

O clube foi fundado nos altos do Cine Carlos Gomes. Mudou para a Rua Coronel Oliveira Lima. Fez história na Avenida dos Estados, esquina com a Rua Oratório. Ali ficava o campo de futebol, ao lado do ginásio poliesportivo e demais dependências.

O ginásio era moderníssimo. Um primor. Lembrava bossa nova, Brasília, o Brasil Novo.

Quando o clube fechou, Memória recebeu algumas fotos de shows artísticos realizados no ginásio, que veio ao chão. Entre as fotos, esta da apresentação do cantor Jair Rodrigues, fotografado pelo saudoso Luiz Gutierri, que fez história nos meios de comunicação de Santo André. Corriam os anos 1970.

Lembramos da foto quando recebemos a súmula do programa Memória deste fim de semana, produzido e apresentado pelo jornalista Milton Parron. Jair Rodrigues é a estrela do programa.

Jair e Jairzinho

na RAI e na Band

Texto: Milton Parron

O programa Memória homenageará Jair Rodrigues. 

Serão exibidos trechos de várias entrevistas do cantor na Rádio Bandeirantes. A primeira delas, pelo menos registrada no Cedom (Centro de Documentação e Memória), é de 1965.

Naquele ano, realizou-se o show Dois na Bossa, apresentado por Jair Rodrigues e Elis Regina, e produzido por Walter Silva. Foram três dias de apresentações no Teatro Paramount.

Em um dos dias, 8 de abril de 1965, o show foi gravado e levado para o disco que transformou-se em um dos registros discográficos emblemáticos do Brasil.

Em 1964, Jair Rodrigues já tinha feito sucesso com a música Deixa Isso Prá Lá, mas nem de longe comparado com o Dois na Bossa.

Em 1966 veio a consagração com a música Disparada, de Théo e Geraldo Vandré, defendida no Festival de Música Popular Brasileira da TV Record.  

Trechos de todos esses espetáculos serão apresentados no programa Memória, assim como uma gravação inédita feita nos estúdios da Bandeirantes para o Projeto Minerva.  Somente um trechinho foi ao ar na ocasião, agora foi editada a parte inédita.  

Entrevistas interessantes dadas aos apresentadores Dárcio Arruda, Antonio Carvalho e Fausto Canova também integram a produção que irá ao ar pelo programa Memória, bem como o saudoso artista com seu filho Jairzinho, que tinha 5 ou 6 anos, cantando em italiano numa apresentação que fizeram na RAI – Rádio e Televisão Italiana.

Algumas lindíssimas serestas gravadas pelo Jair comporão o pano de fundo do programa, que estou certo, será do agrado de todos aqueles que gostam de MPB.

Rádio Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) 

Memória

Em cartaz, Jair Rodrigues 

Produção e apresentação: Milton Parron 

Hoje, às 23h (ou mais tarde), com reprise amanhã, às 5h

Candinho volta ao Pacaembu

José Cândido Sotto Maior, o Candinho, é o convidado da 96ª reunião do Grupo Literatura e Memória do Futebol, a ser realizada neste sábado (10), no Auditório Armando Nogueira, no Museu do Futebol (Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, Praça Charles Miller, s/nº).

Candinho: jogador, técnico e gerente de futebol. Atuou em diversos clubes no Brasil e Exterior. Serviu à Seleção Brasileira. Bate-papo com Candinho, por certo, ficará nos anais do Memofut.

A reunião deste sábado será aberta às 8h30, com café e memorabilia futebolística. Os participantes poderão levar livros, revistas, jornais ou quaisquer artigos e objetos ligados ao futebol.

Na sequência, seção de comunicações iniciais pelo coordenador do Memofut, Alexandre Andolpho. Após a palestra de Candinho, o jornalista e escritor Gustavo Carvalho fará a segunda parte da sua palestra sobre as Copas do Mundo.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 10 de março de 1988 – ano 30, edição 6697

Manchete – Constituinte aprova dois turnos para eleição de prefeitos nos municípios com mais de 200 mil habitantes

São Caetano – Prefeitura intima os criadores ilegais de suínos, bovinos e equinos.

Criações têm prazo de 20 dias para deixar São Caetano.

O temor é que a prática provoque um surto de leptospirose.

O diretor de Saúde, João Carlos Zambon, localizou e vistoriou seis estábulos na Vila Prosperidade. 

Prazo para saída é de uma semana.

Páscoa – Peço do bacalhau subiu em até 500%.

Saúde – Aids atinge mais de 20% dos detentos no Estado de São Paulo.

Memória – Os imigrantes italianos.

Em 10 de março de...

1918 – Futebol em Santo André: o Corinthians local recebe o Corinthians do Cambuci para duas partidas amistosas de futebol.

Atiradores de São Paulo convocados para visita a Santo André. Eles se reunirão às 10h na subsede do TG 34, de São Bernardo, à Rua Almirante Barroso, 105, e embarcarão às 11h30 na Estação Luz com destino à Estação São Bernardo, para exercícios de tiro no stand social.

1943 – Flavio Chiarotti nasce no bairro da Penha, em São Paulo. Vem pequeno para Santo André e faz história no futebol amador da cidade.

1959 –Fundado o Esporte Clube Madureira, na Vila Baeta Neves, em São Bernardo.

1963 – Fundada a Sociedade Esportiva Corinthians, de Vila Alves Dias, em São Bernardo.

Constituída a irmandade da Santa Casa de Mauá.

1983 – Inaugurado o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Pirelli, em Santo André.

Termina a greve dos trabalhadores da Fichet, em Santo André.

Hoje

Dia do Telefone

Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo

Dia do Conservador

Dia do Visagista

Dia do Sogro

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 10 de março:

Em São Paulo, Campos Novos Paulista, Eldorado, Ituverava, Monte Aprazível e Patrocínio Paulista

No Rio de Janeiro, Barra do Piraí

Em Minas Gerais, Belmiro Braga, Riacho dos Machados e Tumiritinga

No Piauí, Capitão de Campos e Luzilândia

No Pará, Salvaterra

No Rio Grande do Note, Taipu

Fonte: IBGE

Santos do Dia

Dinis

Crescêncio

Simplício




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;