Memória Titulo
Penápolis, Banco Noroeste e o Grande ABC

Hoje é a data oficial do aniversário de Penápolis, município paulista localizado entre Araçatuba e Birigui

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
25/10/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Hoje é a data oficial do aniversário de Penápolis, município paulista localizado entre Araçatuba e Birigui. A cidade foi fundada em 25 de outubro de 1908 por Manuel Bento da Cruz, Eduardo de Castilho e os capuchinhos. Naquele dia, há mais de um século, portanto, nascia o chamado Patrimônio de Santa Cruz do Avanhandava, para esperar a próxima chegada dos trilhos da ferrovia Noroeste do Brasil.

E por que esta página Memória do Grande ABC dá todo este destaque ao aniversário de Penápolis? São vários motivos. Temos, entre nós, vários moradores que nasceram em Penápolis ou lá viveram, caso do Sr. Oswaldo, do bairro Cafezal, que conhecemos na semana passada.

Outro motivo: em 1996 estivemos no Museu Histórico de Penápolis, a serviço do Banco Noroeste, quando participávamos do projeto de contar a história do banco com vistas ao seu 75° aniversário, que ocorreria em 1998. Em Penápolis moravam vários funcionários aposentados do antigo Banco Noroeste do Estado de São Paulo. Para conhece-los, ouvi-los e gravar o depoimento de cada um, nos encontramos com eles no museu da cidade.

Ao final da reunião, foram tiradas várias fotos, inclusive a que publicamos hoje, com oito dos 11 entrevistados. Não mais os vimos. O livro dos 75 anos do Banco Noroeste jamais foi publicado, apesar de concluído. É que às vésperas da data redonda o banco foi adquirido pelo Santander.

Mais importante: hoje Penápolis aniversaria. A cidade já tinha museu nos idos de 1996. Tem muita gente de Penápolis que trocou o campo pelas cidades do Grande ABC. Vida longa a todos. 

ENTREVISTADOS
Participaram da mesa-redonda de 1996 no Museu de Penápolis: Adair de Castro, Antonia Voilê Fernandes Martines Castilho, Dirceu Mariano de Ávila, Emma Mosca Corrêa, Irineu Pontin, Ivan Beraldo, Milton Franco, Nelson Ianel, Nilsen Arruda Gomide, Wellington Ribeiro Signorini e Yvonne C. Corrêa Penteado.

PENÁPOLIS
A cidade possui três museus: o Histórico (de 1958), o do Folclore (que funcionava junto com o Museu Histórico e hoje tem espaço próprio) e o do Sol (de 1972). 

O PROJETO
No trabalho que realizamos entre 1995 e 1997 gravamos depoimentos de 188 antigos funcionários do Banco Noroeste, percorrendo 30 cidades. Uma pena que o livro permanece inédito. 

MIGRAÇÃO
Oswaldo Francisco nasceu em Catanduva, em 1937, mas durante 45 anos residiu e trabalhou em Penápolis. Era meeiro de café. Perdeu o plantio por dois anos seguidos. Quis trocar a roça pela sede da cidade. O filho, que residia em São Bernardo, o convenceu a vir para cá. Há 11 anos Sr. Oswaldo reside no bairro Cafezal.

Lembra que o Cafezal, na Estrada do Montanhão, ainda era formado por barracos. Logo depois ganhou alvenaria de blocos. O ônibus não chegava. Parava no Jardim Silvina. Era preciso caminhar no barro até o ponto inicial, usando sacos de plástico nos pés para não sujar os sapatos.

Trocando o campo pela cidade com mais de 50 anos de idade, Sr. Oswaldo hoje está integrado à cidade grande. Mas não esquece Penápolis que ficou lá atrás na sua história de vida. 

Legenda da foto: Aposentados do Banco Noroeste reunidos no Museu de Penápolis em 26-9-1996

Crônica da Vila
Texto: Dorival Beulke 

Lenildo Magdalena ingressou na política numa época em que essa atividade era muito mal compreendida pelos cristãos evangélicos. Depois, ele trouxe ao município e à comunidade evangélica uma contribuição extremamente valiosa.

Fausto Polesi 

Uma certa camada da sociedade de Santo André nunca se conformou com a hegemonia do Diário, com a presença única do Diário na cidade, ditando normas, dizendo o que seria certo e errado. Esse pessoal, que o jornal sempre molestou, achou que a cidade deveria ter outro jornal. Foi assim que nasceu o Correio Metropolitano. 

Fonte: depoimento gravado em 27-4-1988.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 25 de outubro de 1981 

Manchete - Professores marcam data para decidir paralisação nacional

Saúde - Dia Nacional Contra a Poliomielite: o povo atende ao chamado para vacinação em massa.

Trabalhadores

Nascem em 25 de outubro: 

1914 - Orlando Nobeschi. Torneiro da CBC. Residia à Avenida Industrial, 825.

1932 - Bruno Velo, de Pordenone, Itália. Operador da Refinaria União. Residia à Rua Porto Carreiro, 338.

Fonte: 1º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

EM 25 DE OUTUBRO DE... 

1951 - Festa na Vila Metalúrgica, em Santo André: dom Paulo Rolim Loureiro, bispo auxiliar de São Paulo, traz a imagem de Santa Maria Goretti à nova paróquia. 

MUNICÍPIOS PAULISTAS 

Casa Branca. Elevado a município em 1841, quando se separa de Mogi Mirim.

Penápolis. Elevado a município em 1913, quando se separa de Bauru.

Flórida Paulista. Elevado a município em 1949, quando se separa de Lucélia.

HOJE 

Dia da Democracia, Dia da Saúde Dentária, Dia do Cirurgião-Dentista, Dia do Sapateiro, Dia Mundial do Macarrão, Dia dos Profissionais da Construção Civil

Início da Semana de Prevenção contra Doenças do Coração

SANTOS DO DIA 

Antonio de Sant'Ana Galvão, Baltazar de Chiavari, Crispim e Crispiniano, Dario e Marcelino, Crisanto e Daria.

Santo Antonio de Sant'Anna Galvão, Frei Galvão (Guaratinguetá, SP, 1739 - São Paulo, SP, 1822). O primeiro santo brasileiro.

Fontes: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2011; site: www.paulinas.org.br .

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ

Maria da Conceição Pereira Dias Botelho, 84. Natural de Portugal. Dia 20, em São Bernardo. Cemitério Curuçá.

Nailde Maria da Silva, 48. Natural de Seabra (BA). Dia 20, em São Bernardo. Cemitério Curuçá. 

SÃO BERNARDO

Augusto Spolidorio, 92. Natural de Piracicaba (SP). Dia 20. Cemitério de Vila Euclides.

Jorge Antonio de Lisboa, 71. Natural de Bom Sucesso (MG). Dia 20. Cemitério do Baeta.

Sebastião Domingos Lima, 52. Natural de Itambacuri (MG). Dia 20. Cemitério dos Casa.

Ricardo Da Vinci Farinazzo, 46. Natural de São Paulo (SP). Dia 17. Jardim da Colina.

Maria Cícera de Lima, 44. Natural de Lagoa dos Gatos (PE). Dia 17. Cemitério do Baeta.

Edimar José Francisco, 41. Natural de Santa Cruz do Piauí (PI). Dia 11. Cemitério dos Casa. 

SÃO CAETANO

Pérsio Fiório, 92. Natural de Cerquilho (SP). Dia 20. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

José dos Santos, 89. Natural de Taiobeiras (MG). Dia 22. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

Durvalina Santos Martinez, 88. Natural de Araraquara (SP). Dia 21. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

José Agapito da Silva, 66. Natural de Caruaru (PE). Dia 6. Cemitério das Lágrimas.

José Luiz Marchi, 54. Natural de Santa Cruz das Palmeiras (SP). Dia 13. Cemitério das Lágrimas.

JOSÉ ANTONIO ZAMPOL
(Ribeirão Pires 3-7-1924 - 2-9-2011) 

Zezinho Zampol era filho de Luiz Zampol e Santa Bressan Zampol. Tinha cinco irmãos, entre os quais Fioravante Zampol, vereador, presidente da Câmara de Santo André, duas vezes prefeito da cidade e deputado estadual. Era tio de Olavo Zampol, desembargador e secretário jurídico de Santo André; e do monsenhor Luiz Carlos Ravasio, que foi vigário geral da Diocese.

Casado há 62 anos com Maria da Purificação Sampel Zampol, Zezinho partiu aos 87 anos. Deixa os filhos José Carlos, advogado e psicanalista, e Luiz Antonio, engenheiro. E os netos Felipe, Marcos, Murilo e Maria Eduarda. Está sepultado no Cemitério de Nossa Senhora do Carmo, em São Carlos (SP).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;