Memória Titulo Memória
Halloween? Bruxa? E o Grande ABC?

Quando o Grande ABC começa a celebrar o Dia das Bruxas ou Halloween

Por Ademir Medici
31/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Quando o Grande ABC começa a celebrar o Dia das Bruxas ou Halloween? Aí está uma boa pesquisa a ser feita. Há 30 anos a data não era lembrada entre nós, mas a jornalista Claudete Reinhart, da coluna Encontro, aqui no Diário, achava que era tempo de celebrar o dia. Era isso o que ela defendia na abertura do seu espaço neste mesmo dia 31, só que em 1985.

Para agitar a região

Texto: Claudete Reinhart

No dia 31 de outubro, nos Estados Unidos, coast to coast, é festivamente comemorado o Halloween – espécie de Dia das Bruxas ou coisa que o valha. Em todas as cidades norte-americanas não faltam nesse dia crianças e adultos com máscaras horripilantes, fantasias de bruxas, a abóbora com sorriso sinistro iluminado por vela, enfim, tudo o que for pavoroso estará na ordem do dia!

A coluna estranha que nenhum clube social ou de serviço ou mesmo grupo de jovens tenha ainda pensado em realizar na região uma festa sobre o Halloween com muitos fantasmas, almas penadas e demônios aterrorizando o ambiente, num clima propício a exorcizar os temores do além.

O drinque a ser servido poderia ser chamado de ‘poção venenosa’. O cardápio poderia seguir a mesma linha: ‘filé ao molho de bruxas’, ‘batatas penadas’ e ‘mousse de vampiro’. Um charme dos mais diabólicos, mas que por certo agitaria a região.

Em 31 de outubro de...

1915 – A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘A Rússia vai desembarcar tropas na Bulgária’.

1925 – Ato nº 244, da Prefeitura de São Bernardo, declara de utilidade pública, a fim de ser desapropriada, uma área em Santo André para a ampliação da Praça da Matriz. Eram 1.600 m² de propriedade da Cia. Streiff.

1930 – Getúlio Vargas chega ao Rio de Janeiro, procedente de São Paulo. Da sacada do Palácio do Governo, no Catete, ele discursa: “Neste momento, tive a sensação de se acharem irmanados nos mesmos ideais as forças nacionais e o povo brasileiro.”

Aguardava-se a marcação da data da posse de Getúlio na Presidência da República.

1970 – Clube da GE realiza o baile do 15º aniversário, com animação do conjunto Edgard e os Tais.

- Conjunto de Câmara da Universidade Federal do Rio Grande do Sul apresenta-se na Fundação das Artes.

1975 – Realizado culto ecumênico na Catedral da Sé, em São Paulo, em memória do jornalista Vladimir Herzog. Disse o cardeal-arcebispo dom Paulo Evaristo Arns: “Deus faz questão de comunicar constantemente aos homens que é maldito aquele que mancha suas mãos com o sangue de seus irmãos.”

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 31 de outubro de 1985 - ano 28, nº 5969

Manchete – Governo decide reduzir prazo de financiamentos

Escola – Durante a inauguração do conjunto poliesportivo da FEI, ontem, alunos pediram mais laboratórios e incentivo às pesquisas.

Movimento Sindical – Os 340 economiários da CEF do Grande ABC aderiram integralmente à greve de 24 horas deflagrada ontem.

Primeira Divisão – Em Mauá, Santo André 1, Portuguesa 2.

Polícia – Dupla assalta mais de 60 residências na região.

News Seller há 50 anos

Domingo, 31 de outubro de 1965 - ano 8, nº 391

Manchete – São Bernardo terá avenida marginal pronta em dois anos

Nota – Projetava-se a atual Avenida Faria Lima, a do sistema trólebus.

Hoje

- Dia do Saci

- Dia das Bruxas

- Dia da Dona de Casa

- Dia Mundial da Poupança

- Dia do Repórter Policial

Município Paulista

- Hoje é o aniversário de Pedreira, criado em 1896, quando se separa de Amparo.

Santos do Dia

- Santo Afonso Rodrigues (Espanha 1532 - 1617). Durante 46 anos foi porteiro num colégio de formação de padres jesuítas na ilha de Maiorca. Espiritualmente era dos mais engrandecidos entre os irmãos.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Antônio de Milão

- Foilano

Nas Ondas do Rádio

Internet: www.viagemnotempo.net. Música, notícias e história. Vinte e quatro horas por dia no ar.
Hoje, Programa Rádio Vitrola, às 22h, com reprise amanhã, às 7h; aos domingos, Clássicos Sertanejos, às 6h: também aos domingos, Momento Jovem Guarda, às 17h, com reprise às 22h. Produção e apresentação: Marcelo Duarte.

Rádio ABC (1570). Causas Nobres. Ao vivo, no estúdio, o padre Leandro Alves de Figueredo, pároco em Vila Palmares, Santo André. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje, às 10h.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9). Memória. Em pauta, a felicidade, como explica o jornalista Milton Parron, produtor e apresentador:

- Vou recordar algumas figuras que dedicaram suas vidas a fazer as pessoas felizes.

- Hebe Camargo entrevista Mazzaropi. TV Bandeirantes. Década de 1970. São 15 minutos de gargalhada.

- Seleção de trechos de filmes com Cantinflas. Diálogos perfeitamente compreensíveis, apesar do castelhano atrapalhado daquele grande humorista.

- Entrevista que fizemos com Mário Moreno, o Cantinflas, na cidade do México em 1986.

- Sequência de dois momentos hilariantes com o humorista português Raul Solnado.

- Por fim, Vitório e Marieta, papeis vividos pela atriz Maria Tereza, que residia em São Caetano, e o ator Murilo Amorim Correia. Eles vivem um casal de italianos atrapalhados em momentos de pânico – há um ladrão dentro de casa.

- Suponho estar colaborando para amenizar um pouco as vicissitudes do cotidiano geral que já passaram dos limites.

Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;