Setecidades Titulo
Eixo Tamanduatehy: Ibirapuera lembra proposta de Busquets
Da Redaçao
13/04/1999 | 00:20
Compartilhar notícia


As propostas de Joan Busquets e sua equipe para o Eixo Tamanduatehy estao intimamente relacionadas com a estrutura geográfica dessa regiao de Santo André. Apesar dessa ressalva, é possível lembrar algumas situaçoes reais da simbiose entre áreas verdes e corredores viários sugerida pelo urbanista.  

A trama verde dos bosques do Parque do Ibirapuera, em Sao Paulo, e alguns dos canais que cortam a cidade de Santos, no litoral paulista, exemplificam sua preocupaçao em obter qualidade estética em soluçoes urbanísticas de grande porte. Nas alamedas do parque paulistano, as árvores, além de conforto ambiental, garantem um efeito de grande transparência transversal.  

Esse resultado, segundo Busquets, poderia ser obtido no corredor andreense ao longo da avenida dos Estados, seja nas laterais das duas vias ou em caminhos que poderiam ser criados nas margens do rio Tamanduateí. O mesmo processo poderia ser repetido também nas margens dos muitos córregos em sentido transversal existentes no vale do rio. O exemplo santista - trata-se de um braço do Canal 1 visto no trecho que atravessa o Orquidário Municipal - contém boa parte dos benefícios listados pelo urbanista: conforto térmico, acústico e visual.  

Estas características, de acordo com Busquets, podem ser reproduzidas ao longo de todo o vale do Tamanduateí. O objetivo é a obtençao de um sistema linear de parques, mas com potencial de desenvolvimento em etapas, de acordo com os seguintes núcleos temáticos ressaltados pelo urbanista: ponto de articulaçao viária (divisa com Mauá), ponto de integraçao das atividades de transporte intermodal (área central, regiao da estaçao ferroviária e do terminal de ônibus), ponto de atividades cívicas e culturais (área do Moinho Sao Jorge) e ponto de atividades econômicas produtivas e culturais relacionadas com o ensino de terceiro grau (área da Estaçao Utinga, aproveitando o núcleo de implantaçao universitária já em andamento no local).  

O desenvolvimento de um grande tapete verde - e eficiência de transporte intermodal -, é, para Busquets, a garantia para a criaçao de nova centralidade ao longo do Eixo Tamanduatehy. - RD




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;