D+ Titulo Livro
Livro: a elegâncias das francesas
Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
04/01/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Quando se pensa em uma mulher elegante, qual a imagem comum que vem à cabeça? Não é raro imaginar uma beldade francesa, como a atriz Brigitte Bardot, por exemplo. Mas qual o segredo de tanto charme? Para responder a essa e outras curiosidades, a jornalista Helena Frith Powel escreveu o livro A Elegância e os Segredos da Mulher Francesa - Dois Batons e um Amante (Prumo, Conhecimento, 160 páginas, R$ 21,90).

Desde criança, a autora, que atuou como modelo e tinha uma loja de roupas em Londres, admirava as francesas. Em uma visita que fez a Paris ainda adolescente percebeu que, mesmo com um jeans básico e uma blusinha branca, elas ficavam lindas e atraíam os olhares, inclusive os masculinos. "Até mesmo o símbolo da França é uma mulher. Marianne, como é chamada, está presente em todas as prefeituras e em cada tribunal", acrescenta a autora.

Por isso, Helena decidiu frequentar grupos da sociedade francesa e consultar gurus e especialistas de moda e beleza para descobrir os segredos dessas mulheres. Fez um apanhado de dicas que pretende dividir com as leitoras da obra.

CONSTATAÇÕES - Entre os diferenciais mais gritantes que ela constatou na França é que as mulheres quase não vão à academia, mas nem por isso deixam de fazer exercícios. "Se posso escolher entre uma escada e um elevador, subo as escadas", disse uma francesa à Helena ao justificar o corpo esbelto mesmo após ter quatro filhos.

A autora também notou que a eficiência em combinar acessórios - até mesmo os simples - com peças de roupa certas, a escolha dos produtos de beleza e a alimentação adequada são baseadas principalmente na literatura, bastante presente no dia-a-dia dessas lindas mulheres.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;