Economia Titulo
Brasileiro cria hábito de fazer compras pela internet
Verônica Lima
Do Diário do Grande ABC
18/01/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


O número de internautas residenciais que visitam sites de compras bateu recorde em dezembro do ano passado. Em relação a novembro de 2007, houve um aumento de acesso de 2,5%, somando 12,2 milhões de pessoas.

Segundo o Ibope/NetRatings, isso indica que 57% dos brasileiros com ingresso doméstico à web acessaram algum site de comércio eletrônico no mês passado.

Em dezembro de 2006, 8,1 milhões de pessoas compravam pela web, enquanto o número no final de 2005 era 6,6 milhões. Já em dezembro de 2000, o Brasil tinha apenas 1,2 milhão de internautas domésticos que se interessavam pelo e-commerce.

"São números excelentes, que vão contribuir também na quantidade de transações e valores transacionados no período de festas", diz Alexandre Sanches Magalhães, gerente de análise do instituto.

Segundo a E-bit, as vendas online em dezembro ultrapassaram a marca de R$ 1 bilhão - cifra estimada pelo setor no início do mês - e alcançou R$ 1,081 bilhão no período, crescendo 55% no mês passado.

Internautas - Em dezembro, o número de internautas residenciais ativos chegou aos 21,4 milhões, 48,4% superior à quantidade registrada no mesmo período do ano anterior. Se considerados todos os ambientes (residência, trabalho, escola, cibercafé, bibliotecas e telecentros, por exemplo), estima-se que o País tenha 39 milhões de internautas com 16 anos ou mais.

De acordo com o levantamento da Nielsen/Netratings, o Brasil continua sendo o recordista no tempo de navegação médio com acesso doméstico à web de 22 horas e 59 minutos em dezembro de 2007. A França veio logo depois no mês passado, com 20 horas e 34 minutos, seguida por Estados Unidos (19 horas e 47 minutos), Alemanha (19 horas) e Japão (17 horas e 46 minutos).

Categorias - Os segmentos com melhor desempenho por acesso de usuários residenciais em dezembro, comparando com novembro foram: Ocasiões Especiais, basicamente alavancada pelo envio de cartão de Natal, com crescimento de 23,2%, Automotivo, que cresceu 6,3% e recebeu 3,4 milhões de visitantes únicos e Casa e Moda, com 3,6% de aumento.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;