Economia Titulo Inovação
Cetesb terá laboratório para ensaio de veículos na região em julho
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
20/05/2014 | 07:10
Compartilhar notícia
Divulgação


A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) deve inaugurar em julho a primeira etapa de Complexo Laboratorial em São Bernardo, com aporte de R$ 60 milhões, em instalações que serão construídas em parceria com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

O espaço deverá servir à realização de ensaios para a determinação de gases e partículas em veículos leves, pesados e motocicletas, e poderá atender as montadoras, para que estas cumpram as exigências do programa Inovar-Auto, que estabelece metas de redução de emissão de poluentes nos veículos, como contrapartida à redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), até 2017.

A iniciativa de construção do complexo de laboratórios é importante para a economia da região, salienta o secretário de Desenvolvimento Econômico de São Bernardo, Jefferson da Conceição, que participou ontem de envento de apresentação do projeto do empreendimento. “São âncoras de competitividade, ajudam a manter empresas, e é atrativo para que se instalem no entorno deles”, diz.

O secretário explica que a Prefeitura e o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC têm estratégia para conectar a estrutura produtiva tradicional (montadoras, autopeças, fornecedores de máquinas), com a pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica. Por isso, destaca ele, a administração são-bernardense e outras entidades e escolas da região (como o Instituto Mauá de Tecnologia) têm trabalhado para viabilizar um laboratório de crash test (teste de impacto de carros) e também um centro de inovação em ferramentaria na região.

INVENTÁRIO - Além disso, Da Conceição assinala que a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC contratou a USCS (Universidade Municipal de São Caetano) para fazer um inventário das ofertas tecnológicas na região, para saber quais são os laboratórios existentes, o que oferecem e onde estão, por exemplo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;