Memória Titulo Memória
Novos livros

Lançamentos e novidades da literatura regional

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
11/03/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


1. Autonomia do Príncipe, de Ítalo Dal’Mas (São Caetano, Edição do Autor: 2013). São muitos capítulos, quase 70 verdadeiras crônicas. E o autor fala da autonomia de São Caetano, antes, durante o movimento e depois, relembrando – e imortalizando – o título da cidade: Príncipe dos municípios, que já foi ...dos novos municípios.

Um livro que traz as três regras básicas do moderno jornalismo: o informativo, o interpretativo e o opinativo. Um livro que Dal’Mas dedica, em primeiro lugar, “aos jovens que sabem proclamar seus direitos após o cumprimento dos deveres”. E que sintetiza como “série de elementos e anotações”.

TRECHO MEMÓRIA – “Para traçar as diretrizes iniciais da autonomia, era comum, em 1928, os participantes do movimento reunirem-se na sala superior do sobrado da Rua Rio Grande do Sul, esquina com a Rua Pará. A sala em que se efetuavam os encontros tinha acesso através de uma escada externa do prédio, por onde os autonomistas subiam.” (cf. abertura do capítulo Da utopia à realidade, p. 18).

TRECHO POLÍTICO – “O movimento autonomista de São Caetano do Sul não foi um gesto decorrente do regionalismo de quarteirão, próprio e característico dos grupos ávidos de poder e de posições político-sociais. Pode-se dizer que foi um movimento essencialmente cívico, mas assediado de interesses pessoais e com as costumeiras tendências aos preconceitos inconformistas.” (cf. abertura do capítulo Alargando os espaços, p. 39).

TRECHO ADMINISTRATIVO – “A autonomia conquistada em 1948 processou-se de forma rebelde, muito rica em energia e vitalidade, mas deficiente e débil em prudência e sabedoria.” (cf. abertura do capítulo Administrações do príncipe, p. 47).

CONTRA A MARÉ – “Guerrilheiros, traficantes, espiões e grevistas ideológicos aos poucos formaram a base das Diretas já em nome da liberdade.” (cf. Notas finais, p. 159).

2. Palavra, de Cláudia Brino (São Vicente, Ed. Costelas Felinas: 2014). Poemas alicerçados na expressão que dá título à obra. Contato: cacbvv@gmail.com ; www.movimentoativista.blogspot.com .

TRECHO – “Penetrou, em mim, a primeira palavra. Desvirginou minha gramática e gozou sobre minhas orações submetidas a pretéritos perfeitos. Penetrou em minha carne e minha língua”.

3. Aladas ondas ao nada, de Vieira Vivo (São Vicente, Ed. Costelas Felinas: 2014). Seleção de poemas publicados em outros livros, entre os quais Mingau das almas, de onde extraímos a mensagem Tabagismo, que o autor sugere seja afixada em escolas e faculdades.

“Recebo sarro no ventre, sal amargo, acidez. Sinto a saliva sebosa, fanhoso fole arfante. Sedento, suplico um maço e abro com avidez”.

Contato: cacbvv@gmail.com ; www.movimentoativista.blogspot.com .

4. Tamises 11, livro da Academia de Letras da Grande São Paulo, com sede em São Caetano (São Paulo, All Print Editora: 2014). Vários acadêmicos se apresentam, com contos e crônicas, trovas, poesias, pinturas, artigos de fôlego, homenagens e a participação volumosa de Mario Del Rey, que acaba de nos deixar.

Há o pronunciamento da presidente da Academia, Gioconda Labecca. E a presença de pensadores que amam e respiram o Grande ABC.

Contatos: 4221-1643; academiadeletrassp@gmail.com .

5. Caravana, de Carina Castro (São Paulo, Patuá: 2013). Divulgamos a versão eletrônica do livro. Temos agora a versão impressa. Maravilhosa. A jovem poeta de São Bernardo estreia em alto estilo com poemas que lembram a prosa. E vice-versa.

TRECHO DE NAVEGAR – “Da tua cara nem efígie nem terceiro olho. Mananciais olhos se derramavam sobre o rio pintados nos postais que te enviava. Enviei-me. Guarda-chuva na mão, toró na cabeça. E por meus cabelos navegamos...”.

Contatos: carina.castro@gmail.com .

6. Porta, tema da revista Cabeça Ativa (Ano VI, nº 24, 2014). A cada edição, uma palavra-chave. Porta oferece várias possibilidades, como mostram os participantes, inspiradíssimos nos textos e ilustrações. Escolhemos A casa, de Edson Bueno de Camargo: “A cabaça com água está ao pé da porta. Foi colhida na grande talha para matar a sede destes visitantes... A soleira se verga ao estreito dos anos que passam como paisagem da pequena janela da porta dos fundos.”

Contato: cacbvv@gmail.com ; www.movimentoativista.blogspot.com .

7 – Artistas negros na música popular e no rádio, de Thais Matarazzo. Lançamento: sábado, dia 15. Local: Salão Nobre da Casa de Portugal, em São Paulo. Endereço: Avenida da Liberdade, 6.023, 1º andar. Telefone: 3273- 5555. Apresentação musical de Raimundo José, Jonas Becker, Denise Duran e Gessi Soares de Lima, a Estrelinha do Grande ABC, que começou carreira na antiga Rádio Independência, de São Bernardo.

Contato: thmatarazzo@gmail.com .

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 11 de março de 1984 – ano 26, nº 5466

Manchete – Ministro militar, almirante Júlio de Sá Bierrenbach, do Supremo Tribunal Militar, defende Diretas já

Movimento estudantil – Estudantes do Imes, em São Caetano, fazem show e passeata pelas Diretas.
Movimento sindical – Operários cobram a Coferraz em passeata pelas ruas de Santo André. A siderúrgica foi desativada em 1982 sem que os direitos trabalhistas fossem pagos.

EM 11 DE MARÇO DE...

1939 – Prefeito Décio de Toledo Leite, de Santo André, edita o Ato nº 333 que cria a licença prêmio ao funcionalismo.

1974 – Professora Dulce Donadelli Pinto nomeada chefe da Educação Infantil em São Bernardo.

1979 – Esporte Clube Banespa inaugura sede náutica no Distrito de Riacho Grande, em São Bernardo.

HOJE

- Dia Internacional das Vítimas do Terrorismo

- Dia Mundial do Rim

SANTOS DO DIA

- Cândido

- Constantino. Foi rei na Inglaterra. De pagão converteu-se ao cristianismo. Foi martirizado no ano de 598.

- Firmínio

- Eulógio. Sacerdote espanhol decapitado no ano 859

- Sofrônio

- Zózimo

MUNICÍPIO PAULISTA

Angatuba. Fundado em 11-3-1862 e elevado a município em 1885, quando se separa de Itapetininga.

* Ademir Medici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC

FALECIMENTOS

HISTÓRIA ATINGIDA

Da série de túmulos arrombados no Cemitério de Vila Euclides, o das famílias Sanches Garcia e Calciolari Pazini: sepultura perpétua nº 2.991.

SANTO ANDRÉ

Adelaide Amélia Andreoli, 100. Natural de Mococa (SP). Dia 7. Cemitério da Saudade, Vila Assunção.

Ângela Aparecida Gonçalves, 45. Natural de São Paulo (SP). Dia 18. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Fabio Luiz Gasparotti, 35. Natural de São Paulo (SP). Policial civil. Dia 18. Cemitério Chora Menino, Santana, Capital.

SÃO BERNARDO

Eduardo Lui, 86. Natural de São Bernardo. Dia 6. Cemitério de Vila Euclides.

Jair Guarnieri, 68. Natural de São Bernardo. Projetista. Dia 4. Cemitério de Vila Euclides.

Gerson Luiz Botteon, 55. Natural de São Bernardo. Projetista da Prefeitura. Dia 6. Cemitério de Vila Euclides.

SÃO CAETANO

Mercedes Soares de Oliveira, 86. Natural de Alegrete (RS). Dia 4. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

Durval Francisco Borges, 78. Natural de Palmital (SP). Dia 2.
Cemitério das Lágrimas.

Flavio Armando de Araújo, 36. Natural de São Paulo (SP). Dia 1º. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

DIADEMA

José Sérgio da Silva, 92. Natural de Vitória de Santo Antão (PE). Dia 9. Cemitério Municipal.

Dionísia Rodrigues de Souza, 82. Natural de Juazeiro (BA). Dia 8. Cemitério Municipal.
Maria Ilsa de Sousa, 81. Natural de Jaguaripe (CE). Ontem. Cemitério Municipal.

MAUÁ

Leonilda Volpato Benedetti, 88. Natural de Indaiatuba (SP). Dia 8. Vale dos Pinheirais.

Januário Pereira de Lana, 79. Natural de Pedra do Anta (MG). Dia 7. Vale dos Pinheirais.

Sebastião Martins, 78. Natural de São Paulo (SP). Dia 8. Vale dos Pinheirais.

RIBEIRÃO PIRES

Mario Sérgio Mozelli, 58. Natural de Ribeirão Pires. Dia 6. Cemitério São José.

Serviços Funerários: Santo André – 4433-3544; São Bernardo – 4330-4527; Diadema – 4056-1045; Mauá – 4514-7399; Ribeirão Pires – 4828-1436; Rio Grande da Serra – 4820-4353.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;