Economia Titulo Veículos
Produção de carros reage em
julho, com a redução do IPI

Crescimento das vendas também ajudou a equalizar o volume
de veículos em estoque, de acordo com os dados da Anfavea

Por Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
07/08/2012 | 07:04
Compartilhar notícia


A redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para os carros colaborou para impulsionar em 8,8% a produção de veículos em julho frente a junho, de acordo com dados divulgados ontem pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

Foram fabricadas 297,8 mil unidades no mês passado. O número ficou 3,6% inferior ao total produzido no mesmo mês de 2011 e no acumulado dos sete primeiros meses do ano o segmento também segue com desempenho mais fraco (retração de 8,5%). No entanto, os dados mostram trajetória de recuperação do setor. (Veja tabela ao lado).

O estímulo tributário, que entrou em vigor no fim de maio, gerou preços mais em conta ao consumidor e fez as comercializações aumentarem. A associação mostra que, até abril, a média de vendas (contabilizando só automóveis e comerciais leves) girava em 12,3 mil unidades por dia, nos dois últimos meses, saltou para 16,5 mil.

Além da reação no volume fabricado, o crescimento das vendas equalizou os estoques das montadoras. O total estocado diminui de 29 para 27 dias. Isso significa que o segmento deverá, agora, continuar elevando a produção, se a demanda seguir aquecida.

E a Anfavea segue otimista, de que será possível ter crescimento de 4% a 5% nas vendas (o que daria 3,77 milhões a 3,8 milhões de veículos vendidos) e de 2% na produção em 2012, apesar da atual retração de 8,5% no total fabricado de janeiro a julho.

EXPECTATIVAS - O presidente da associação, Cledorvino Belini, espera que a economia se fortaleça, no segundo semestre, com aumento do crédito, redução de juros e queda da inadimplência. Em junho, os juros dos bancos das montadoras estavam em 16,77% ao ano, 3,93 pontos percentuais menores que no mesmo mês de 2011. A taxa de pagamentos em atraso, por sua vez, aumentou (está em 6% contra 3,8% em igual período de 2011). Esses percentuais se referem aos atrasos de mais de 90 dias, mas o dirigente cita que, na faixa de um a 90 dias, a taxa de não pagamentos já está em queda.

Apesar do otimismo, o presidente da associação das montadoras considera importante que haja prorrogação do IPI reduzido, para que o segmento se mantenha em ritmo ascendente. Ele destaca que o acordo de manutenção de empregos em todo o segmento está sendo respeitado. De dezembro até julho, houve a geração de 3.100 postos nas fabricantes.

Belini acrescenta que, mesmo com a redução do tributo houve aumento da arrecadação, com o crescimento das vendas. Em maio, o setor recolheu, por dia, estimados R$ 186 milhões e, na média dos últimos dois meses, R$ 187,8 milhões.

 

Setor de caminhões registra forte queda

Se para os carros, a redução do IPI gerou efeito favorável, para as vendas de caminhões, não surtiu resultado. A produção de caminhões no ano até julho é 39,4% menor na comparação com mesmo período de 2011.

A expectativa da associação das fabricantes, agora, é que, com a reação da economia, cresça o transporte de mercadorias, o que impulsionaria a demanda por esses veículos. Para Belini, o que o governo tinha de fazer para o segmento, já fez. "Baixou os juros e alongou os prazos do Finame", referindo-se à linha do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) para compra de caminhões e ônibus.

REGIME AUTOMOTIVO - A entidade vem em conversações com o governo federal para se chegar a um entendimento em relação às regras do novo programa de Regime Automotivo, que passarão a valer em 2013.

Pelas conversas em andamento, os requisitos para que as montadoras brasileiras tenham benefícios tributários passarão por exigências ambientais (redução de emissões de poluentes) e também de conteúdo nacional, ou seja, requisitos de percentual de peças fabricadas no País (ou no Mercosul). Além disso, estuda-se o estabelecimento de cotas de importação de carros para empresas estrangeiras que tenham planos de montar fábricas, as que também se beneficiariam de vantagem tributária.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;