Política Titulo Diadema
Munícipes contrários ao reajuste do IPTU realizam protesto

Organizada pelas redes sociais, manifestação reunirá opositores ao governo Lauro

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
20/01/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


O reajuste do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) em Diadema, onde houve registro de majoração de até 868% de 2013 para 2014, será tema de protesto hoje, a partir das 17h, em Diadema.

Organizado pelas redes sociais, o ato deve servir de palanque para a oposição ao prefeito Lauro Michels (PV). Na quinta-feira, audiência para discutir o aumento no IPTU na Câmara se transformou em bandeira exclusiva do PT, com a presença de vereadores da sigla e agremiações ligadas ao petismo, como sindicatos dos Químicos e dos Metalúrgicos.

Curiosamente o ponto de encontro dos manifestantes será a Praça Lauro Michels, no Centro. O espaço homenageia o tio-avô e homônimo do verde, que comandou o Executivo duas vezes – entre 1964 e 1969 e de 1977 a 1982.

Desde que os carnês com o reajuste chegaram aos lares diademenses, os munícipes passaram a utilizar a internet para expor indignação, culminando no protesto que será realizado hoje.

Pivô da polêmica, Lauro não se opõe ao ato. “A expressão popular deve ir para a rua. Se acham que tem de fazer (protesto), que façam.”

O chefe do Executivo não teme nem mesmo eventual ação judicial contra a majoração do tributo, como cogitou a direção regional da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

Na quarta-feira, representantes da Fiesp, Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e da ACE (Associação Comercial e Empresarial) de Diadema se reuniram com Lauro. Segundo ele, todos “entenderam que não houve aumento abusivo no IPTU.”

O verde garantiu que o reajuste no imposto não foi abusivo, chegando até 17%, e que nem todos os imóveis sofreram a majoração, feita com base em estudo realizado pela Prefeitura há mais de cinco anos para revisão da PGV (Planta Genérica de Valores). Segundo ele, a maior parte das residências recebeu apenas a correção inflacionária, em torno de 7%.

Entretanto, o verde reconheceu que houve erro em 1.146 carnês do IPTU, que tiveram readequação acima de 17%, e que o equívoco será corrigido. “Esses moradores estão sendo avisados e quem já pagou será ressarcido”, afiançou Lauro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;