Márcio Bernardes Titulo
Palmeiras campeão!

Os discursos de Vanderlei Luxemburgo, jogadores e dirigentes do Palmeiras estão corretos e são respeitosos, mas ultrapassam o politicamente correto

Por Especial para o Diário
29/04/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


Os discursos de Vanderlei Luxemburgo, jogadores e dirigentes do Palmeiras estão corretos e são respeitosos, mas ultrapassam o politicamente correto. Qualquer esportista, mesmo o mais ferrenho anti-palmeirense, há de reconhecer que já terminou o campeonato.

A grande chance da Ponte Preta seria domingo em Campinas. E com quatro desfalques importantes - o zagueiro César, o lateral-direito Eduardo Arroz e os meias Elias e Renato -, o time não rendeu, jogou mal e se complicou na final.

Precisa ficar claro que a subida de rendimento da Macaca no segundo tempo deveu-se muito menos aos seus méritos e mais a cautela tática adotada pelo treinador adversário. Luxemburgo prendeu os laterais, segurou o meio-campo e satisfeito com o resultado que lhe era favorável, procurou não dificultar as coisas para ganhar o título domingo, no Palestra Itália.

Tudo estava tão tranqüilo que Valdivia foi substituído e poupado para não tomar o terceiro cartão amarelo. Conseqüentemente vai atuar no jogo que será uma festa.

No futebol já aconteceram algumas tragédias. O Palmeiras mesmo foi vítima de sua incompetência quando perdeu para a Inter de Limeira o Paulistão de 1986. A Seleção Brasileira tornou-se a grande decepção do Mundial de 1950, quando perdeu para o Uruguai em pleno Maracanã.

A situação está tão favorável para o Verdão, mas tão favorável que a Federação Paulista de Futebol poderia já mandar confeccionar as faixas com o escudo do clube alviverde.

FINAIS DOS ESTADUAIS
Nas primeiras partidas decisivas dos principais campeonatos do País o resultado mais surpreendente foi a goleada imposta pelo Cruzeiro ao Atlético. Coisa de louco! Cinco a zero é um placar muito elástico porque as duas equipes são relativamente iguais.

No Sul, apesar da derrota por 1 a 0, é possível para o Internacional reverter o resultado favorável ao Juventude. No Rio o Flamengo saiu na frente e o Botafogo terá de se desdobrar para superar o adversário que, por sinal, tem mais time.

No Paraná, o Coritiba venceu o Atlético por 2 a 0 e vai tentar administrar essa vantagem no segundo jogo. São duas equipes parecidas e a decisão está em aberto, apesar da aparente vantagem do Coxa Branca.

Em Santa Catarina o Figueirense venceu por 1 a 0, mas o Criciúma, que tem bom time, pode reverter. Está também tudo em aberto.

Finalmente, no Campeonato Goiano será difícil o Itumbiara, apesar da vitória por 1 a 0, segurar o Goiás, que jogará no Serra Dourada, possivelmente lotado. E convenhamos, a equipe da capital é melhor que a do adversário. Desta forma, o Goiás terá mais problemas no Morumbi contra o Corinthians do que na decisão doméstica.

Márcio Bernardes é âncora da rede Transamérica de Rádio e professor universitário.
www.marciobernardes.com.br 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;