Memória Titulo
O 4º Congresso e uma greve na Willys

Retrospectiva sobre os 50 anos do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Estamos na segunda metade da década de 1960.

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
05/05/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Retrospectiva sobre os 50 anos do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Estamos na segunda metade da década de 1960. A ditadura militar vive os seus primeiros anos. Tudo é difícil, especialmente na organização dos trabalhadores. Há censura em todos os meios de comunicação.

Mesmo assim, o Diário procura registrar os momentos mais importantes do movimento sindical, como a greve dos trabalhadores da Willys Overland do Brasil, em São Bernardo, e o 4º Congresso dos Metalúrgicos, que terminou com a categoria mais dividida do que unida.

Em 1968 esboçaram-se greves e houve paralisações, além da Willys (hoje Ford), na Mercedes-Benz, Volkswagen, Tratores Fendt e INA (Indústria Nacional de Armas) em Utinga, Santo André.

 DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sábado, 5 de maio de 1979

Manchete - Ônibus circulam (na Capital) e os funcionários reatam diálogo com governo

Grande ABC - Fracassa reunião entre metalúrgicos e patrões. Volta ao trabalho na Villares

Rio Grande da Serra - Foi inaugurada ontem, no gabinete municipal, a galeria de gravuras dos ex-prefeitos: José da Graça Carlson, Geraldino Lotti Filho e Irinéia José Midoli.

Diadema - Adiado despejo de favelados no Jardim Marilene.

São Bernardo - Prefeitura construirá escola de 1º grau no Jardim Laura.

São Caetano - Anunciado posto de puericultura para o bairro Fundação: Rua Heloísa Pamplona, esquina com a Rua Herculano de Freitas.

 ALMANAQUE

Doutor Francisco Perrone

Nascimento: Montevidéu, Uruguai, 5 de maio de 1890.

Vereador: 1923 a 1930.

Falecimento: 10 de janeiro de 1964.

Em dois triênios - 1923-1928 - foi presidente da Câmara Municipal. Seu trabalho mais notável foi propor a mudança do nome da Estação de São Bernardo para Santo André. Médico formado pela Universidade do Rio de Janeiro, turma de 1916, em 1917 já estava em Santo André. Teve clínica na cidade e atuou no Grupo Rhodia e na São Paulo Railway. Sua especialidade era clínica geral.

João Francisco de Oliveira Pannunzio

Nascimento: Santos, 5 de maio de 1928.

Vereador: 1964 a 1969.

Partido: PDC.

Falecimento: 28 de março de 1981.

Dedicava-se às áreas de Educação e Cultura e às crianças. Tinha profundo respeito pelo escotismo. Era industrial. Possuía fábrica de artefatos de concreto no bairro Casa Branca. Veio menino para Santo André. Estudou no 1º Grupo Escolar. Foi do Lions Santo André - seu padrinho era o jornalista Edson Danillo Dotto - e colaborou muito com a Faisa.

Marcelo Chehade

Nascimento: São Paulo, 5 de maio de 1968.

Vereador: 2005 até hoje.

Partido: PSDB.

Elaborou e tentou focar projetos basicamente ligados à área da Saúde, que considera uma das mais carentes de investimentos da cidade. Em seu mandato, foi escolhido para integrar a Comissão de Assuntos do Hospital da Mulher. Sempre residiu em Santo André. Formado em medicina há 18 anos.

 EM 5 DE MAIO DE...

1919 - Fuzilado o operário Constantino Castellani, da tecelagem Ipiranguinha, durante passeata no Centro de Santo André: ele estava às vésperas de completar 18 anos.

1979 - Governador Carvalho Pinto, a convite do bispo diocesano de Santo André, dom Jorge Marcos de Oliveira, inaugura as instalações do Lar Menino Jesus, na Rua dos Aliados, em Santa Terezinha. Finalidade: abrigar meninos desamparados.

 MUNICÍPIOS PAULISTAS

1873 - Fundação de Biritiba Mirim, ligado a Mogi das Cruzes e emancipado em 1964.

1929 - Instalação do Município de Garça.

 HOJE

Dia Nacional das Comunicações, Dia da Comunidade e Dia do Expedicionário.

 SANTOS DO DIA

Ângelo, Irene, Joviniano, Niceto, Pelegrino e Silvano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;