Internacional Titulo
Mais de cem corpos são encontrados em fossas comuns na Colômbia
Por Da AFP
05/05/2007 | 13:40
Compartilhar notícia


Mais de uma centena de corpos de vítimas presumíveis de paramilitares de extrema direita foram encontrados pelas autoridades colombianas em fossas comuns numa zona do sul do país, na fronteira com o Equador e o Peru.

A descoberta foi feita no município de La Hormiga, departamento de Putumayo, numa operação conjunta realizada por agentes da Procuradoria-Geral da Nação e a Polícia Judicial.

Segundo o ministro do Interior, Carlos Holguín, o fato representa a “crueldade desta guerra e o insaciável afã de apoderar-se do território para pô-lo a serviço do narcotráfico, do cultivo da droga”.

Com este novo caso sobe para 211 o número de corpos descobertos em fossas comuns em Putumayo nos últimos quatro meses, acrescentou, destacando que até o momento somam mais de 700 os corpos de vítimas presumíveis dos paramilitares encontrados em fossas comuns em todo o país.

O governo do presidente Alvaro Uribe realiza um processo de desmoblização das Autodefesas Unidas da Colômbia que, segundo cifras oficiais, permitiu que mais de 31 mil destes combatentes deixassem as armas com alguns de seus chefes se colocando sob a proteção da Lei de Justiça e Paz.

Essa lei estabelece penas máximas de oito anos de prisão, inclusive para crimes de lesa humanidade, se os paramilitares confessarem seus crimes e indenizarem as famílias das vítimas.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;