Economia Titulo
Reuters aceita oferta da Thomson de 8,7 bilhões de libras
Por Da AFP
15/05/2007 | 08:53
Compartilhar notícia


O grupo de informações financeiras britânico Reuters aceitou nesta terça-feira uma oferta de compra de 8,7 bilhões de libras da concorrente canadense Thomson, que resultará na criação da maior empresa mundial do setor, à frente da americana Bloomberg.

A Reuters Founders Share Company, responsável por garantir a independência editorial do grupo e que pode bloquear qualquer compra graças a um "golden share" que lhe garante 30% dos direitos de voto em uma assembléia geral, apóia a oferta de aquisição da Thomson, informou o grupo britânico em um comunicado.

A operação ainda precisa ser aprovada pelas autoridades que regulam a concorrência no mundo, assim como pelos acionistas da Reuters. O comunicado destaca que a conclusão da operação, portanto, não é segura.

A família Woodbridge de Toronto, que controla 70% do grupo Thomson, respalda a transação e, caso o processo seja concretizado, terá 53% do novo grupo. Os outros acionistas da Thomson ficarão com 23% e os da Reuters com 24%.

O novo grupo Thomson Reuters, que terá cotação nas bolsas de Toronto e Londres, concentrará 34% do mercado de informações financeiras, contra 33% da Bloomberg. A união permitirá às duas empresas economizar US$ 500 milhões por ano a partir de três anos depois da fusão, de acordo com o comunicado.

A Thomson propôs pagar 352,5 pence em dinheiro por ação da Reuters, além de ceder 0,16 ação do novo grupo por ação da Reuters, o que dá à transação o valor de 8,7 bilhões libras, com base na cotação dos títulos da Thomson e na taxa cambial entre o dólar canadense e a libra da noite de segunda-feira.

O setor está em ebulição desde a oferta de US$ 5 bilhões da News Corp, grupo do magnata Rupert Murdoch, pelo Dow Jones, proprietário da agência de notícias do mesmo nome e do Wall Street Journal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;