Economia Titulo
Grande ABC registra alta de 5,5% nos preços em 2008
Por Bárbara Ladeia
Do Diário do Grande ABC
07/01/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O IPC (Índice de Preços ao Consumidor) medido pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) registrou alta de 5,55% nos preços praticados no Grande ABC. O indicador, que reúne itens de alimentação, habitação, despesas pessoais, vestuário, transportes, saúde e educação apontou inflação de 0,21% em dezembro.

A alta nos preços é inferior a anos anteriores em virtude da crise financeira internacional - iniciada em setembro do ano passado - segundo Maria do Carmo Romeiro, diretora de pesquisas do Inpes (Instituto de Pesquisas do Imes). "A expectativa pessimista quanto à economia nacional acaba reduzindo o consumo e, portanto, pressionando os preços", comenta. "Embora o consumidor final não tenha sentido concretamente o peso da crise, o noticiário gerou muita desconfiança". Para Maria do Carmo, a alta do dólar também pode ser sido responsável pela retração no consumo.

O item vestuário foi o que apresentou maior alta, de 0,72%. Os produtos de alimentação, por sua vez, tiveram baixa de 0,20% nos preços. A deflação registrada vem para compensar as fortes altas do item durante o ano. No acumulado, a inflação no setor foi a mais alta do índice, de 8,25%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;