Cultura & Lazer Titulo
Jairo Bouer, da MTV, agora fala de drogas
Por Renata Petrocelli
Da TV Press
09/06/2003 | 19:01
Compartilhar notícia


O estilo do bate-papo é o mesmo que Jairo Bouer imprimiu em suas participações na MTV, onde comandou programas como Erótica e Peep. Mas o assunto não é mais sexo, do qual o psiquiatra já se tornou marca registrada entre os adolescentes. E em Tá na Roda – Uma Conversa sobre Drogas, Jairo vai contar com o apoio de uma platéia de 40 adolescentes de diversas classes sociais, além dos atores Thiago Fragoso, Débora Falabella e Taís Fersoza, que abordaram o tema na novela O Clone. “Droga é um tema ainda muito nebuloso na mídia. Reunir várias experiências de vida ajuda a gente a saber o quê e como dizer”, afirma o psiquiatra. A série estréia em agosto no Canal Futura, numa parceria com a Secretaria de Educação do Governo de São Paulo.

Em 20 programas, o tema das drogas será abordado de forma ampla, abrangendo problemas como o alcoolismo, o fumo, o narcotráfico e a dependência por remédios, além do auto-conhecimento. O foco principal é o debate nos estúdios, mas a introdução dos temas vai ser feita por meio de esquetes, depoimentos colhidos nas ruas e cenas de O Clone. Uma família fictícia, vivida por Márcia Cabrita, Marco Marcondes, Pedro Kosowski e Tatiana Muniz, mostrará como a conversa pode ser introduzida no dia-a-dia com os filhos. “Minha personagem é uma adolescente que se acha gorda e não pára de tomar remédios para emagrecer. É muito legal trabalhar com este conceito amplo”, afirma Tatiana, que atualmente vive a Manu, em Malhação.

As gravações aconteceram entre os meses de abril e maio, divididas entre Rio e São Paulo. Ao lado de Jairo e de um especialista sobre cada tema debatido, Thiago, Taís e Débora fizeram os papéis de mediadores da conversa. “Nosso papel foi colocar as perguntas no ar, anunciar dados e índices, introduzir as informações”, diz Taís, empolgada com a experiência, inédita em sua carreira. “Foi a primeira vez que apresentei um programa e já encarando a platéia”, diz.

A repercussão da campanha contra as drogas desenvolvida na novela foi o que motivou a coordenadora do núcleo de criação do programa, Cristina Carvalho, a recrutar o trio de atores. Intérprete de Nando na trama, Thiago comemora a continuidade da campanha através do Tá na Roda. “O personagem me possibilitou exercer a função social de uma profissão pública como a nossa, e esse trabalho continua agora, no Futura”, afirma. Da mesma forma, Taís, que viveu Telminha, também acredita na importância de associar seu nome à tentativa de esclarecimento sobre as conseqüências do uso das drogas. “A novela causou uma verdadeira comoção social, porque as pessoas tinham medo e vergonha de falar nisso. Aqui, nosso papel é abrir a cabeça dos jovens para eles ouvirem a opinião de quem entende”, diz.

O lado mais técnico do assunto fica por conta de Jairo, que divide a função com um especialista a cada programa. Ele acredita, no entanto, que todos os papéis são bem parecidos no debate. “Cada um fala a partir do seu ponto de vista, as participações são bem homogêneas”, afirma. Depois de cinco anos na MTV, Jairo conta que o convite do Futura foi irrecusável. Há tempos ele vinha tentando emplacar, sem sucesso, um programa sobre drogas na emissora musical. “A experiência foi muito gratificante. Ouvi as opiniões de cerca de 500 adolescentes e dos atores, que são interessados e estavam muito dispostos a dividir a experiência que tiveram durante a novela”.

Outro motivo de comemoração é o fato de trabalhar num projeto que ambiciona atingir um público bem mais heterogêneo que o da MTV. A série integrará um kit educativo composto por vídeos, livro para o professor e CD de capacitação, que será distribuído às escolas da rede pública de São Paulo. “O Futura é um canal que tem tudo a ver com o trabalho que realizo”, diz Bouer. A empolgação é compartilhada por Taís, que não vê a hora de conferir os programas no ar. “É uma pena que cada programa tenha apenas 20 minutos. É tanto assunto que podia ser, no mínimo, uma hora de bate-papo”, afirma, animada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;