Economia Titulo
Site permite busca de marcas e patentes
Walter Wiegratz
Da Redaçao
04/05/1999 | 00:16
Compartilhar notícia


Agilidade e custo zero é o que promete o site de busca on-line de marcas e patentes desenvolvido pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual), que começou a funcionar nesta segunda.  

Segundo o presidente do Simpi (Sindicato das Micro e Pequenas Indústrias do Estado de Sao Paulo), Joseph Couri, essa antiga reivindicaçao acaba com a demora de 30 dias, que era o tempo desperdiçado pelo empresário que anteriormente pretendia registar sua marca ou patente.   "O site, cuja consulta é gratuita, dá mais velocidade e transparência ao micro ou pequeno empresário que quiser lançar sua marca no mercado", disse Couri.

Para ele, existe uma necessidade urgente de se criar uma cultura do registro de marcas e patentes no país.   "O INPI deu um importante passo na desburocratizaçao do processo, mas ainda falta o empresário vencer a barreira psicológica que o impede de registrar sua marca e, assim, nascer de fato para o mercado consumidor", enfatizou, lembrando que uma marca multiplica por 4,5 vezes o valor patrimonial de uma empresa.   

Segundo Couri, as micro e pequenas empresas têm sido contratadas nos últimos anos pelas grandes corporaçoes para tocar o desenvolvimento de novas pesquisas a um custo 32 vezes menor, o que torna tal parceria um novo e promissor ramo de desenvolvimento para empresas que estao buscando seu lugar no mercado.   

Empolgado com as novas perspectivas, e baseando-se em estudos mundiais, Couri afirma que cada marca ou patente registrada é capaz de gerar cinco novos postos de trabalho. "Nao tenho meios de aferir se estes números conferem com a nossa realidade, mas creio que servem para nortear nossa açao."  

Segunda também foi assinado o convênio que criou o primeiro posto avançado do INPI dentro das instalaçoes do Simpi. O evento contou com o apoio do secretário do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Hélio Mattar. O posto, que começa a funcionar em 30 dias, dará ao sindicato condiçoes de receber propostas para o registro de marcas e patentes.   

Uma promessa do INPI é a de que o prazo para efetivaçao do registro de uma marca, que atualmente dura entre dois anos e meio e três anos, será diminuído para um ano, ficando, inclusive, abaixo da média internacional, que é de dois anos. 

Site - O empresário que quiser testar o site de busca do INPI nao terá dificuldade para fazê-lo. O ícone marcas mostra um questionário a ser preenchido pelo requerente, que acessa as informaçoes do Cedin (Centro de Documentaçao e Informaçao Tecnológica) - base de pesquisa em pedidos de patente e desenho industrial publicados desde 1992. O Simpi fica na avenida Rebouças, 1761, em Sao Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;