Internacional Titulo
Irã diz não poder ceder mais em relação a programa nuclear
Por Da AFP
13/11/2004 | 15:36
Compartilhar notícia


O ministro iraniano das Relações Exteriores, Kamal Kharazi, disse neste sábado que o país não pode ceder mais e relação a seu programa nuclear. Ele afirmou que cabe agora aos europeus aceitar ou não suas condições para evitar que o caso seja levado ao Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas).

Citado pela imprensa iraniana, Kharazi reiterou o desejo iraniano de aproveitar todas as chances de negociação, mesmo quando continuava neste sábado a incerteza sobre a provável aceitação dos europeus.

"Fizemos tudo o possível para cooperar com a Aiea (Agência Internacional de Energia Atômica) e instaurar a confiança necessária. O Irã não pode fazer mais", disse o ministro. "Chegou o momento de fechar o acordo com a AIEA".

A AIEA adiou até segunda-feira, pela segunda vez em alguns dias, a entrega de seu relatório sobre a questão nuclear iraniana, para possibilitar um acordo, informaram fontes diplomáticas.

Alemanha, França e Grã-Bretanha estão em negociações desde outubro com os iranianos para convencê-los a suspender o enriquecimento de urânio. O Irã é acusado por americanos e israelenses de tentar fabricar a bomba atômica.

Se um acordo não for alcançado, os europeus poderão apoiar o envio do caso ao Conselho de Segurança da ONU quando a AIEA se reunir em 25 de novembro, em Viena.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;