Economia Titulo
Indígenas ameaçam fechar gasoduto que abastece Brasil
Por Da AFP
20/08/2006 | 17:05
Compartilhar notícia


Indígenas do leste boliviano tomaram as instalações de uma estação da companhia Transierra e ameaçaram fechar as válvulas do gasoduto administrado pela empresa, e pelo qual a Bolívia exporta gás para o Brasil, informou neste sábado a imprensa local.

Os membros da APG (Assembléia do Povo Guaraní) tomaram na sexta-feira a estação que controla o gasoduto Yacuiba-Rio Grande, exigindo compensações por danos ambientais, segundo o jornal El Deber de Santa Cruz.

A companhia Transierra é formada por capitais da Petrobras, da espanhola Repsol e da francesa TotalFinaElf.

Os indígenas exigem o cumprimento de um convênio assinado em julho de 2005 no qual esta empresa deveria entregar aos habitantes da região US$ 9 milhões para a execução de um Plano de Desenvolvimento Indígena, pelos direitos de passagem do gasoduto.

Os povos guaranis haviam advertido na quinta-feira que tomariam medidas para forçar o cumprimento do convênio e disseram estar dispostos a fechar o gasoduto para o Brasil e bloquear a estrada que une a Bolívia ao norte argentino.

Em um boletim oficial, a Transierra informou que a invasão da estação foi comunicada às autoridades e esclareceu que a compensação de US$ 9 milhões por danos ambientais deverá ser desembolsada nos próximos 20 anos.

"Mesmo quando demonstramos predisposição ao diálogo e compromisso de cumprir o convênio, encontramos uma posição intransigente e unilateral do povo guarani", afirmou a empresa em um comunicado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;