Setecidades Titulo
S.Caetano informatiza todas as escolas
Por Cristiane Bomfim
Do Diário do Grande ABC
10/05/2007 | 07:01
Compartilhar notícia


Cerca de 30 mil alunos da rede pública de ensino de São Caetano serão beneficiados com o projeto Aprender São Caetano, lançado na noite de quarta-feira pela Prefeitura. A proposta é tornar o aprendizado mais atrativo com a aplicação de ferramentas tecnológicas em 26 escolas (15 municipais e 11 estaduais) de educação infantil e ensino fundamental.

São três ferramentas. Para os alunos do ensino infantil, a novidade será as mesas educacionais. São formadas por módulos eletrônicos, materiais concretos e softwares educacionais, que vão auxiliar as crianças na alfabetização e na fixação do conteúdo ensinado em sala de aula. “É uma ferramenta lúdica para complementar a aula dada pelo professor”, explica a diretora de Educação de São Caetano, Magali Selva Pinto.

São 113 mesas instaladas nas Emis (Escolas Municipais Integradas) e Emeis (Escolas Municipais de Ensino Infantil). A quantidade por escola varia de duas a quatro, de acordo com número de alunos e espaço disponível.

Nas escolas de ensino fundamental (de 1ª a 8ª série), os alunos vão poder acessar, a partir de quinta-feira, o portal na internet Aprender São Caetano, que possui mais de 2 milhões de páginas para consulta de conteúdo, como enciclopédias, dicionário Aurélio, Atlas, simuladores de exercícios e jogos.

Cada estudante receberá um login e uma senha para acessar, de qualquer lugar, o site que servirá para pesquisas e desenvolvimento das atividades em sala. De acordo com Magali. todo o conteúdo está separado de acordo com o nível de aprendizado, perfil e idade do aluno. “O portal foi desenvolvido e analisado por especialistas em educação.”

Os alunos que acessarem ao site poderão tirar dúvidas online com professores do grupo Positivo, parceiro da Prefeitura neste projeto. Segundo a Prefeitura, o acesso à internet pode ser feito de casa e, quem não tiver computador, poderá usar os da escola. No total, são 540 computadores nas escolas. para auxiliar esses estudantes. Serão estabelecidos horários para pesquisa, fora da aula.

Outra ferramenta que fará parte do programa são as coleções de enciclopédias virtuais divididas em três áreas educacionais: Português, Matemática e Ciências Sociais.

Desde dezembro, os professores da rede têm sido treinados para utilizar os novos recursos. Na tarde de quarta-feira, os alunos da 3ª série A da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Leandro Klein, no bairro Nova Gerty, acessaram pela primeira vez o portal. “Ah! É muito legal. As aulas vão ficar muito mais legais”, empolgou-se Gracielly da Silva Alves, 10 anos.

Para a professora da classe Vanessa Cristina Rodrigues, as ferramentas vão estimular as crianças no aprendizado. “Vai facilitar o ensino por ser uma coisa bem lúdica”, afirma.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;