Internacional Titulo
Morre a repórter Kate Webb, grande figura do jornalismo na Ásia
Por Da AFP
13/05/2007 | 10:31
Compartilhar notícia


A jornalista Kate Webb, que foi correspondente de guerra no Vietnã, Camboja e Afeganistão, morreu neste domingo por causa de um câncer, aos 64 anos.

Kate, que trabalhou na Agência France Presse durante 16 anos, faleceu em um hospital de Sydney, na Austrália, onde estava internada havia várias semanas.

Kate se aposentou em agosto de 2001 do cargo de vice-diretora do escritório da AFP em Jacarta, que ocupava desde 1985.

Seu rigor profissional, seu senso de informação e a modéstia foram exemplo para dezenas de jornalistas que trabalharam com ela nos diferentes postos pelos quais passou na Ásia.

"Kate era uma das melhores correspondentes e tinha uma personalidade notável. Inspirou gerações de jovens jornalistas", disse Eric Wishart, diretor da região Ásia-Pacífico da AFP.

Kate Webb, que sempre exerceu a profissão na Ásia, se destacou em grandes acontecimentos neste continente: queda de Saigon, ofensiva do Khmer Vermelho, o assassinato de Rajiv Gandhi, revolução tâmil no Sri Lanka, revolta em Manila (Filipinas) contra a ditadura de Marcos, guerra do Golfo, ocupação soviética no Afeganistão, devolução de Hong Kong a China e independência do Timor Leste.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;