Nacional Titulo
Marinha abre inquérito para apurar causas do acidente
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
18/10/2006 | 15:51
Compartilhar notícia


A Capitania dos Portos do Rio de Janeiro abriu inquérito para apurar as causas do acidente ocorrido na noite desta terça-feira na baía de Guanabara, Rio de Janeiro. O acidente envolveu um navio cargueiro das Bahamas e um barco pesqueiro que transportava mergulhadores em serviço na manutenção de um emissário submarino na orla da capital fluminense.

O barco, que tinha 12 pessoas a bordo, afundou. Quatro dos tripulantes conseguiram saltar no momento do naufrágio, e foram atendidos no Hospital Central da Marinha. Oito ficaram na embarcação - um corpo já foi encontrado.

Desde a madrugada, a Marinha trabalha para resgatar as vítimas, empregando mais de 200 homens na operação de busca. Na manhã desta quarta-feira, a embarcação que afundou foi localizada no meio da baía, a 37 metros de profundidade.

De acordo com o capitão dos Portos do Rio de Janeiro, Monteiro Dias, o mau tempo e as fortes correntes marítimas estão dificultando o trabalho dos mergulhadores, que ainda não puderam identificar se os ocupantes do barco estariam presos junto aos destroços no fundo do mar.

Por determinação da Capitania dos Portos, o navio cargueiro foi impedido de deixar, por enquanto, as águas brasileiras. A embarcação que vinha de Itajaí, em Santa Catarina, e seguiria para a Ucrânia, entrou na baía de Guanabara apenas para abastecer.

O comandante e o timoneiro do navio prestaram depoimento nesta manhã na Capitania dos Portos. Também já foram ouvidos os mergulhadores que conseguiram sair do barco que naufragou.

Segundo o capitão Monteiro Dias, já existem muitas informações e indícios sobre as circunstâncias do acidente, mas é prematuro fazer qualquer afirmação sobre os fatores que determinaram a colisão.

O capitão ressaltou que, na noite desta terça-feira, a visibilidade era boa e não havia problemas de navegabilidade no local. De acordo com ele, a falha humana é a causa de cerca de 80% dos acidentes de navegação.

Dias explicou que o conjunto de regras internacionais de navegação, denominado Ripeam (Regras para Evitar Abalroamento no Mar) prevê que a embarcação que avista outra pelo lado direito é que deve manobrar para impedir uma colisão. De acordo com ele, o inquérito, que tem prazo de conclusão de 90 dias, vai apurar se essas regras foram cumpridas.

O capitão disse que não havia desvio na rota do navio mercante. Ele não quis, entretanto, avaliar qual das embarcações teria deixado de fazer a manobra prevista. 

Em abril deste ano, um acidente de grandes proporções ocorreu na baía de Guanabara, quando 30 pessoas ficaram feridas por causa do choque entre uma balsa e um aerobarco que fazia transporte de passageiros.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;